Facebook Twitter Youtube Flickr

Deputada Neusa Cadore

Você está aqui: HomePronunciamentosSessão Especial Dia Internacional da Mulher

Sessão Especial Dia Internacional da Mulher

Por:  19 Março 2015

Ses. Esp. 19/03/15Orª. Neusa Cadore

Dia internacional da mulher.

 

A Srª PRESIDENTA (Fabíola Mansur):- Muito obrigada, professora Rosângela, Janja.

Quero dizer que esta Comissão fará um requerimento ao presidente da Casa para, com a autorização e o prefácio do NEIM e todas as companheiras, reeditar o livro As Donas no Poder: Mulher e Política na Bahia, em homenagem à professora Ana Alice. (Palmas.)

Com a palavra a nossa ex-presidente e atual vice-presidente da Comissão de Direitos da Mulher, a querida deputada Neusa Cadore.

A Srª NEUSA CADORE:- Quero cumprimentar a presidente desta sessão e presidente da Comissão de Direitos da Mulher, a nossa querida e combativa deputada Fabíola Mansur. Nas pessoas das deputadas Fabíola e Luiza Maia cumprimento as demais deputadas. Saúdo o NEIM, órgão tão carregado de sentido para nós, especialmente neste momento, saudando as professoras Iole, Salete e Rosângela.

Agora ela não está mais aqui conosco, mas também quero saudar Olívia Santana, que nos brindou com a sua presença, com a sua fala. E saúdo os familiares da professora Ana Alice, sua mamãe, Cenira, seu filho, Wladimir, e a sua menina, Clarice. E nestas pessoas eu saúdo toda a Mesa.

Começo dizendo da alegria, do momento especial que é mais uma vez fazermos a nossa sessão especial do mês de março, contando com presenças tão importantes não só neste dia, mas na nossa luta.

Escolhemos o tema reforma política para homenagear essa mulher. Acho que não preciso falar muito mais, já tivemos aqui falas brilhantes, importantes para a nossa reflexão sobre a reforma política.

Houve mais de 8 milhões de assinaturas oriundas do movimento social em favor da reforma. Para aprofundar a democracia precisamos fazer a reforma. Nós queremos discutir o espaço da mulher, queremos aproveitar esse debate da reforma para discutir e focar na questão da participação da mulher. Precisamos, nesse debate, lembrar que temos que ampliar os espaços que discutam as políticas nos municípios, criando organismos de mulheres, fortalecendo conselhos municipais, conselhos estaduais.

Sabemos que o Congresso ameaça a continuidade do debate da paridade, porque temos um Congresso, infelizmente, dos mais conservadores depois da redemocratização.

A Argentina já garantiu, desde 1991, por legislação, pelo menos 30%. Avançou, e, hoje, na Argentina, as mulheres ocupam 40% dos espaços. Sabemos que nós somos o penúltimo país da América Latina e do Caribe. Então, estamos numa situação muito complicada.

Mas acredito que todos nós, hoje, sentimos, vivenciamos esse debate iluminados por uma mulher muito especial e por uma mulher que nos anima e nos fala com muita força porque ela está no meio de nós, de que nós temos uma saída: continuar sendo muito fortes, afetuosas e firmes, como disse Vladmir.

Queria dizer que, para a gente, o que foi muito forte, hoje, foi ver dona Cenira, mãe, com o coral cantando; ter conhecido o poema de Clarice, aos 13 anos com tanta capacidade de expressar essa força toda; ver a fala emocionada, bonita do filho dela.

Então, acho que hoje é uma das sessões mais bonitas desta Casa (palmas.), e homenagear essa mulher é celebrar esse presente, o privilégio de na nossa caminhada, com tantas lutas dos movimentos de mulheres, dos movimentos feministas, e lutas do povo brasileiro, poder celebrar a vida dessa mulher que mostrou que lugar de mulher é onde ela quiser, que não se perde a ternura, a força, enfim.

Então, gente, é um dia de alegria, um dia de celebração, e queria dar um abraço muito carinhoso, muito afetuoso, nosso abraço, especialmente à família, dona Cenira, Vladmir, Clarice, ao NEIM e a cada companheira e companheiro que, com certeza, vai seguir a vida marcado pela vida de Ana Alice.

Ana Alice vive! Viva Ana Alice!

(Não foi revisto pela oradora.)

 

 

 

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e receba informações.

Vídeo em Destaque

Banner

Banner

Banner

 

Banner

Calendário de Notícias

« Novembro 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      

Nossos Contatos

Gabinete da Deputada Estadual Neusa Cadore Assembléia Legislativa da Bahia
Ed. Nelson David Ribeiro Gab. 305, 1º Av. 130 CAB
CEP: 417545-000 - 
Salvador/BA

Fone: 71 3115.7148
Fax: 71 3115.5486
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.