Facebook Twitter Youtube Flickr

Deputada Neusa Cadore

Você está aqui: HomePronunciamentosMarço Mulher 2015

Março Mulher 2015

Por:  11 Março 2015

Ses. Ord. 11/03/15Orª. Neusa Cadore

Parabeniza Joseildo Ramos./ Manifestação de 15 de março: estarão ausentes os beneficiados pelos programas do governo federal./ Duplicadas vagas em universidades no Nordeste./ Projeto Petista./ Março feminino./ PEC Domésticos./ Mulheres Mesa Diretora CF.

 

O Sr. PRESIDENTE (Adolfo Menezes):- Com a palavra a deputada Neusa Cadore pelo tempo de 5 minutos.

A Srª NEUSA CADORE:- Sr. Presidente, Srs. Deputados, Srªs Deputadas, quero parabenizar meu companheiro e ex-prefeito Joseildo que colocou, aqui, questões muito importantes e se coloca oportunamente em nosso debate. Com certeza, deputado Joseildo, no dia 15 de março, não estarão nas ruas o povo do sertão e do interior que receberam energia.

Na Bahia, mais de 500 mil famílias receberam, finalmente, o direito de ter energia elétrica na zona rural. Não estarão nas ruas as mães que puderam dar comida três vezes ao dia por conta do Bolsa Família. Não estarão nas ruas os milhares de Nordestinos do semiárido que, hoje, contam, deputado Joseildo, com uma cisterna no fundo de sua Casa e começam a ter água de produção.

Muitos jovens, ou seja, mais de 1 milhão de pessoas na Bahia, melhor, no Nordeste, tiveram acesso às universidades, porque a nossa maior liderança, Luiz Inácio Lula da Silva, junto ao esforço seguido pela presidenta Dilma garantiram que nós tivéssemos duplicado as vagas em universidades. São inúmeros os benefícios que não podemos esquecer, porque sabemos que neste momento o Brasil está dividido. Se de um lado sabemos que há grupos que discordam literalmente, entendemos também que outros grupos apoiam este projeto de inclusão, de dignidade, de direito, de reconhecimento de direitos e de pagamento duma divida histórica. Essas pessoas, com certeza, estarão do lado da presidenta Dilma, do ex-presidente Lula e deste projeto de mudança.

Quero dizer que março é o mês que se afirma cada vez mais como o mês que dá visibilidade à luta dos movimentos feministas, à luta das mulheres, que fazem parte de um grupo historicamente esquecido, assim como os negros. Mas hoje quero me reportar às mulheres.

Este é um momento extremamente importante, pois nele nós podemos ver o governo federal preocupado com uma das questões estratégicas para o enfrentamento da violência doméstica: o trabalho decente. É fundamental repararmos essa desigualdade imensa que há no mundo do trabalho quando falamos das relações entre homens e mulheres. Foi neste governo que encontramos apoio para finalmente pagar uma dívida histórica com as trabalhadoras e os trabalhadores domésticos do Brasil. Nós temos 17% das mulheres que trabalham em empregos domésticos, e está tramitando agora em Brasília a regulamentação daquela lei aprovada no ano passado. Essa PEC carece ainda do reconhecimento de alguns direitos que esta categoria, de forma tão legítima, tem batalhado para conseguir.

Foi aprovado ontem, também na Câmara Federal, um outro projeto muitíssimo importante. Em pleno século 21 as mulheres não tinham garantia de espaço na Mesa Diretora daquela Casa, e a matéria passou em primeiro turno nessa terça-feira lá no Congresso Nacional.

Neste março nós fazemos um balanço positivo de muitas conquistas, mas queremos durante os dias deste mês - aliás, nos 365 do ano - continuar fazendo este debate porque continuamos longe de conseguir no Brasil e no mundo a condição de que homens e mulheres tenham igualdade de direitos, seja no ambiente de trabalho, seja no enfrentamento à violência doméstica ou a todo tipo de violências contra a mulher, seja na ocupação dos espaços de poder.

Com a sua permissão, presidente, esta é a Casa das 7 Mulheres. Porém vamos batalhar até o dia em que 50% destas cadeiras estejam representadas por mulheres, já que nós somos a maioria do eleitorado e da população.

Muito obrigada.

(Não foi revisto pela oradora.)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e receba informações.

Vídeo em Destaque

Banner

Banner

Banner

 

Banner

Calendário de Notícias

« Novembro 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      

Nossos Contatos

Gabinete da Deputada Estadual Neusa Cadore Assembléia Legislativa da Bahia
Ed. Nelson David Ribeiro Gab. 305, 1º Av. 130 CAB
CEP: 417545-000 - 
Salvador/BA

Fone: 71 3115.7148
Fax: 71 3115.5486
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.