Facebook Twitter Youtube Flickr

Deputada Neusa Cadore

Você está aqui: HomePronunciamentosCrise da saúde em Cruz das Almas

Crise da saúde em Cruz das Almas

Por:  05 Março 2015

Ses. Ord. 05/03/15Orª. Neusa Cadore

Saúde, principalmente infantil, em Cruz das Almas, é precária e deixa muito a desejar.

 

O Sr. PRESIDENTE (Marcelo Nilo):- Com a palavra o nobre deputado Soldado Prisco pelo tempo de até 5 minutos. (Pausa.) Na ausência do deputado Soldado Prisco, com a palavra a deputada Neusa Cadore pelo tempo de até 5 minutos.

A Srª NEUSA CADORE:- Sr. Presidente, Srs. Deputados, Srªs Deputadas, imprensa, taquígrafas, servidores da Casa, trago a esta tribuna, com muita preocupação, a questão da saúde no município de Cruz das Almas. Inicialmente, queria manifestar minha solidariedade às mães e aos familiares dos cinco bebês que morreram. Mães que deram entrada no Iper na semana do Carnaval e na semana subsequente e passaram pela dor de perder seus filhos. E o que nos preocupa é que não se tem notícia de que haja por parte do gestor local a preocupação devida que o fato merece.

Ontem, pela segunda vez, recebemos a visita do vereador Osvaldo da Paz, vereador do Partido dos Trabalhadores, temos conversado com o ex-prefeito Orlandinho, que estão acompanhando esse momento de dor, de indignação, de insegurança, vivido não só por Cruz das Almas, mas pela região. O ex-prefeito, numa declaração infeliz, referiu-se à morte como sendo morte de filhos que não eram de Cruz das Almas. Ele que é médico e que representa uma cidade que é sede de micro. Cruz das Almas, que recebeu ano passado 14 milhões de reais do Fundo Nacional de Saúde, tem que ter responsabilidade com o cuidado não só da população daquele município, mas de toda a região.

Sou vice-presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, sou mãe, sou parlamentar, e queria aqui manifestar minha preocupação e indignação. E dizer que a conduta, a forma como o gestor local está tratando da saúde vai na contramão daquilo que vemos no Brasil. Quero lembrar que no ano de 1990, no Brasil, tínhamos 62 mortes para cada mil bebês nascidos. O Brasil seguiu com muito empenho a recomendação da ONU que coloca como um dos objetivos do milênio a redução da mortalidade infantil e o cuidado melhor com a gestante. Essa política adotada no Brasil o levou a ser um dos países que mais avançou nessa importante tarefa de reduzir a mortalidade infantil. Somos, hoje, um país que reduziu, nos últimos 22 anos, 77% da mortalidade infantil.

Essa é uma questão importantíssima do ponto de vista humanitário, das políticas públicas, e sabemos que isso não caiu do céu. A redução da mortalidade infantil se deve à preocupação com o novo modelo de saúde. O bolsa família colaborou muito para que isso acontecesse, a universalização da atenção básica da saúde colabora bastante, o Programa Rede Cegonha também vem nessa direção. E, infelizmente, vemos o importante município de Cruz das Almas, cidade-universitária, na contramão dessa história, porque nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro os postos de saúde de Cruz das Almas se mantiveram de portas fechadas. E nós sabemos que é ali, no posto de saúde, que se fortalece a atenção básica, o cuidado com a gestante, o cuidado com o acompanhamento das crianças, o cumprimento da agenda de vacinações e a educação sanitária, tão importante como prevenção e garantia de que tenhamos esse índice cada vez menor.

Dizer, também, que é muito bom nós, mulheres, destacarmos que na luta pela redução da mortalidade materna o Brasil também reduziu nos últimos 22 anos esse índice em 42%.

Quero dizer também que no dia 10 teremos uma audiência com o Secretário da Saúde para cobrar uma intervenção, um acompanhamento da Secretaria Estadual nessa questão preocupante ocorrida em Cruz das Almas que revela, no mínimo, um descaso muito grande com o atendimento não só de Cruz das almas, mas de toda a região, já que o município tem essa responsabilidade no Sistema Único de Saúde.

Muito obrigada, Sr. Presidente.

(Não foi revisto pela oradora.)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e receba informações.

Vídeo em Destaque

Banner

Banner

Banner

 

Banner

Calendário de Notícias

« Novembro 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      

Nossos Contatos

Gabinete da Deputada Estadual Neusa Cadore Assembléia Legislativa da Bahia
Ed. Nelson David Ribeiro Gab. 305, 1º Av. 130 CAB
CEP: 417545-000 - 
Salvador/BA

Fone: 71 3115.7148
Fax: 71 3115.5486
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.