Facebook Twitter Youtube Flickr

Deputada Neusa Cadore

Você está aqui: HomePronunciamentosSobre a implantação de duas novas universidades federais na Bahia.

Sobre a implantação de duas novas universidades federais na Bahia.

Por:  10 Junho 2013

5676-III Ses. Ord. 10/06/13 Or. Neusa Cadore

O Sr. PRESIDENTE (Álvaro Gomes): - Pequeno Expediente.

Com a palavra a deputada Neusa Cadore pelo tempo de 5 minutos.

 

A Srª NEUSA CADORE:- Sr. Presidente Álvaro Gomes que neste momento preside esta sessão, Srªs e Srs. Deputados, imprensa, Srs. das Galerias Paulo Jackson, Srªs Taquígrafas, eu subo a esta tribuna para lembrar que a nossa primeira universidade brasileira, a Faculdade de Medicina da Bahia foi fundada por D. João VI há mais de 200 anos. Depois desse período, como em tantas outras áreas, a Bahia permaneceu em situação de muito atraso em relação ao desenvolvimento do Brasil.

Enquanto Minas Gerais tinha 11 universidades, nós, por muitas décadas, tínhamos apenas a respeitada Universidade Federal da Bahia. Nesse momento, além da UFBa, a Bahia conta com a UFRB, Universidade do Recôncavo, e conta também com a Universidade do Vale do São Francisco, que nós compartilhamos com o Estado de Pernambuco. Isso graças à política de expansão e apoio ao ensino superior que foi iniciada pelo presidente Lula, que entra para a história como o presidente que mais criou universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

É necessário reconhecer ainda o esforço do nosso governador Jaques Wagner, do nosso senador Pinheiro, que inclusive foi relator, nas comissões do Senado, da criação da universidade, e também do deputado Afonso Florense e de outros deputados da Bancada baiana que lutaram para que mudássemos esse quadro que era uma demanda importantíssima para o desenvolvimento da Bahia. Essa política de expansão do nível superior está sendo abraçada com muita força pela presidente Dilma que, também nesse período do seu mandato, sancionou projetos criando 4 novas universidades brasileiras. E para nossa felicidade, duas dessas universidades são no Estado da Bahia.

Refiro-me à Universidade Federal do Sul da Bahia, UFESBa, e à Universidade Federal do Oeste da Bahia. A Universidade do Oeste vai ter sede em Barreiras, mas vai ter campi também nos municípios de Barra, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e Luís Eduardo Magalhães. A boa notícia é que serão ofertados 35 cursos de graduação e pós-graduação que vão atender a um público de 7.930 vagas. A Universidade do Sul terá sede em Itabuna, e os municípios de Porto Seguro e Teixeira de Freitas vão receber campi dessa instituição. Serão 36 cursos que vão atender 11.110 estudantes, e o funcionamento das duas instituições já vai iniciar daqui a 1 ano, no segundo semestre de 2014. A criação dessas duas universidades é, com certeza, uma das maiores contribuições da presidente Dilma e do governo de Wagner para a sociedade baiana. Sabemos do novo cenário que se instalou no Recôncavo, a partir da UFRB.

Quero lembrar o pensamento de Paulo Freire sobre o processo do ensino e aprendizagem. Paulo Freire lembra que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a própria produção ou a sua construção. Nesse sentido, com certeza, a criação da Universidade do Sul da Bahia e da Universidade do Oeste da Bahia não são apenas uma decisão política grandiosa, mas com certeza isso representa um ensinamento fundamental, porque vai criar condições para a Bahia cada vez mais avançar no desenvolvimento econômico, cultural e social.

Quero dizer que esse é um momento especial, mas é importante que continuemos na luta para atender demandas de regiões importantíssimas como são as regiões do Semiárido e da Chapada. Sabemos que essas duas reivindicações estão tramitando; uma, em nível das comissões do Congresso, e esperamos que a Bahia possa, muito em breve, contar com mais esse anúncio de atendimento da criação da Universidade do Semiárido e da Universidade da Chapada.

Lembrando também que o ProUni é uma ferramenta importantíssima que possibilitou a entrada de mais de 1 milhão de estudantes que tiveram, 67% deles, bolsas integrais, podendo assim ter acesso ao nível superior.

Muito obrigada, Sr. Presidente.

(Não foi revisto pela oradora.)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e receba informações.

Vídeo em Destaque

Banner

Banner

Banner

 

Banner

Calendário de Notícias

« Novembro 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      

Nossos Contatos

Gabinete da Deputada Estadual Neusa Cadore Assembléia Legislativa da Bahia
Ed. Nelson David Ribeiro Gab. 305, 1º Av. 130 CAB
CEP: 417545-000 - 
Salvador/BA

Fone: 71 3115.7148
Fax: 71 3115.5486
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.