Facebook Twitter Youtube Flickr

Deputada Neusa Cadore

Você está aqui: HomeNotíciasNotícias em DestaquePoço artesiano beneficia moradores do Orobó, no município de Antônio Cardoso 

Poço artesiano beneficia moradores do Orobó, no município de Antônio Cardoso 

A pequena propriedade da dona Maria José da Conceição, na localidade quilombola do Orobó em Antônio Cardoso, foi o local generosamente cedido pela lavradora para a instalação do poço artesiano que garantiu água doce e está beneficiando os moradores. A solidariedade de dona Maria foi mais um passo na luta para ter garantido o direito humano de acesso à água. 

“A chegada do poço aqui foi de grande importância. Facilitou nossas vidas, pois tínhamos que buscar água em comunidades distantes para o nosso uso e para matar a sede dos animais, sendo que muitos deles acabavam morrendo na seca. Agora, com a água perto, é mais um incentivo para garantir a permanência no campo, pois a gente consegue viver sem tudo, menos sem água”, declara Jociele Moreira da Silva, vice-presidenta de Associação Comunitária. 

Água doce para 45 famílias e água bruta também para os animais. Onde só tinha água salgada debaixo da terra, brotou solidariedade e uma relação de confiança entre comunidade, lideranças políticas e poder público. A luta antiga começou com os moradores e ganhou o apoio do vereador Ozeias Santos (PT) e da deputada estadual Neusa Cadore (PT) que destinou emenda parlamentar de 120 mil reais para o atendimento do pleito junto ao governo da Bahia.  

Em dezembro de 2017 o governador Rui Costa (PT) entregou esse sistema de abastecimento à comunidade, construído a partir da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) por meio da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb). O trabalho contou também com o apoio do prefeito Toinho Santiago (PT) que destinou equipes da prefeitura para acompanhar a obra e também disponibiliza um funcionário para manusear os equipamentos. 

“Era muito sofrimento com a falta de água, mas os moradores acreditaram no compromisso que assumimos. Agora melhora a qualidade de vida, aumenta a autoestima e garante um direito para eles”, afirmou o vereador Ozeias.  

A deputada Neusa Cadore disse que esse é o verdadeiro sentido da política. “Garantir direitos é o verdadeiro sentido da política, mas mesmo com tantos investimentos do governo estadual ainda temos muitos desafios para garantir água para o consumo humano e para a produção dos pequenos agricultores. Tenho certeza que a vida dos moradores do Orobó está mudando para melhor”, disse a parlamentar. 

Lino Filho - Ascom Neusa Cadore 

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e receba informações.

Vídeo em Destaque

Banner

Banner

Banner

 

Banner

Calendário de Notícias

« Janeiro 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        

Nossos Contatos

Gabinete da Deputada Estadual Neusa Cadore Assembléia Legislativa da Bahia
Ed. Nelson David Ribeiro Gab. 305, 1º Av. 130 CAB
CEP: 417545-000 - 
Salvador/BA

Fone: 71 3115.7148
Fax: 71 3115.5486
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.