Facebook Twitter Youtube Flickr

Deputada Neusa Cadore

Você está aqui: HomeNotíciasNotícias em Destaque“A educação é fundamental para a desconstrução da cultura machista e patriarcal”, afirma Neusa

“A educação é fundamental para a desconstrução da cultura machista e patriarcal”, afirma Neusa

O respeito à diversidade e o combate às formas de discriminação que envolvem gênero, sexualidade e relações étnico-raciais foram pauta de uma Conferência Livre realizada na manhã desta quarta-feira, 13, na Assembleia Legislativa. Coordenada pela Bancada Feminina e a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, em parceria com de diversas organizações, a atividade reuniu parlamentares, representantes de universidades, estudantes, movimentos feministas, sociais e da luta LGBT.

O objetivo da Conferência foi reunir informações, recomendações e sugestões que serão levadas à Conferência Estadual de Educação que será realizada no próximo ano. As discussões devem integrar a categoria Diversidade, do Plano Estadual de Educação.

“Gênero tem sido um dos grandes campos de batalha desse momento e não é à toa porque essa questão é fundamental para termos uma sociedade mais igualitária e democrática”, afirmou a coordenadora do Núcleo Interdisciplinares Sobre a Mulher (NEIM/UFBA). A professora criticou os argumentos religiosos que prevaleceram na ocasião do debate do Plano de Gênero e Educação e frisou a necessidade de uma maior articulação intersetorial em torno das pautas da diversidade e de gênero, bem como a criação de uma semana estadual para tratar do tema. 

Líder da Bancada Feminina, a deputada estadual Neusa Cadore falou da violência de gênero e da importância de se debater a raiz do problema.“Nós acreditamos que a escola é um espaço importante para desconstruir a cultura machista e patriarcal, para formar mulheres e homens que respeitem a diversidade”. A parlamentar sugeriu ao NEIM a ampliação do Curso de Gênero e Diversidade, ação que tem sido realizada na formação de professores em diversas regiões.

“Venho colocar o apoio da Defensoria para debelar essa onda reacionária que tem se instalado em alguns poderes e nos fortalecer para enfrentar os projetos terríveis que se encontram nesta Casa”, ressaltou a defensora Pública, Firmiane Venâncio.

Educadora Popular da Escola de Formação Quilombo dos Palmares, Luciana Mota propôs a realização de debates itinerantes. “Precisamos alcançar outras vozes e construir o diálogo nas nossas comunidades”. A opinião foi compartilhada pelo presidente do Fórum Estadual de Educação, Marcius Gomes. “Precisamos fazer o enfrentamento em todos os espaços em que militamos, pois o momento é agora. As Conferencias Livres são espaços estratégicos para isso precisamos e o que estamos fazendo é um trabalho colaborativo”.

Durante a atividade foram feitas várias críticas ao PL22.555/2017, de autoria do deputado Pastor Isidório,  que trata da proibição de dinheiro público em ações alusivas à questão de gênero.

Compuseram a mesa dos debates a representante do Fórum Estadual de Educação, professora Maria Couto; do Conselho estadual de Educação, Ana Tércia Contreiras; a pesquisadora do Grupo de Cultura e Sexualidade (CUS/UFBA), Marilu Dantas; Socorro Noronha, da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Salvador. A atividade foi coordenada pela deputada Luiza Maia e contou com a presença dos parlamentares Bira Côroa, Maria Del Carmen, Fátima Nunes, da ouvidora geral da Defensoria Pública do Estado, Vilma Reis; dentre outras autoridades.


Lourivânia Soares - Ascom Neusa Cadore

 

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e receba informações.

Vídeo em Destaque

Banner

Banner

Banner

 

Banner

Calendário de Notícias

« Janeiro 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        

Nossos Contatos

Gabinete da Deputada Estadual Neusa Cadore Assembléia Legislativa da Bahia
Ed. Nelson David Ribeiro Gab. 305, 1º Av. 130 CAB
CEP: 417545-000 - 
Salvador/BA

Fone: 71 3115.7148
Fax: 71 3115.5486
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.