Facebook Twitter Youtube Flickr

Deputada Neusa Cadore

Você está aqui: HomeNotíciasÚltimas NotíciasSistemas de dessalinização levarão água doce para comunidades rurais de Pintadas 

Sistemas de dessalinização levarão água doce para comunidades rurais de Pintadas  Destaque

Por: 

Foi iniciado o levantamento social em comunidades rurais de Pintadas que receberão sistemas de dessalinização de água. A expectativa é que, ao todo, moradores de sete comunidades sejam beneficiados com acesso à agua para o consumo humano a partir do aproveitamento de águas salobras e salinas. A previsão é que sejam atendidas as comunidades de São Domingos, Lameiro, Laranjeiras, Penha, Mateus, Poço Capim e Morro.  

 

Nesta quinta-feira (1), a deputada estadual Neusa Cadore (PT) se reuniu com Marcus Vinícius Ferreira, Diretor-presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), parceira executora responsável pela implantação dos sistemas de dessalinização. 

Neusa destacou o compromisso do governador Rui Costa com o programa que já construiu na Bahia 150 sistemas como esse. A previsão é que em 2018, mais 150 unidades sejam feitas no estado. O investimento está orçado em quase R$ 33 milhões.

Segundo a deputada Neusa, alguns desses poços foram perfurados no passado pela Cerb, mas por causa do grau elevado de salinização a população nunca desfrutou da água para o consumo humano. “Há poços feitos no ano 2000, quando eu ainda era prefeita, a exemplo de Laranjeiras, e outros que solicitamos em 2011, a exemplo de Mateus. Então, é algo fundamental para a vida dessa população que está no semiárido convivendo com a seca”, afirmou Neusa.  

O vereador Valberto Sena (PT) ressaltou a importância dos investimentos que garantirão também água para o consumo animal e para o consumo humano. “Essas comunidades não possuem disponibilidade de água da Embasa. No período de estiagem uma parcela das famílias da zona rural consume água de má qualidade, o que ocasiona problemas frequentes e afeta principalmente as crianças. Então, a qualidade da água terá um impacto importante na saúde dessas famílias”, destacou Valberto. 

Outras demandas 

Neusa também cobrou a instalação do poço na comunidade de Baixa das Flores, também em Pintadas. Esse equipamento será construído pelo governo do estado a partir de uma emenda da deputada. 

A parlamentar cobrou ainda agilidade para implantação de sistemas de abastecimento de água para a localidade de João Velho, na Fazenda Juazeiro no município de Ipirá, e para a Cascalheira, na Fazenda Olhos D’água em Santo Amaro. 

 

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e receba informações.

Vídeo em Destaque

Banner

Banner

Banner

 

Banner

Calendário de Notícias

« Fevereiro 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28        

Nossos Contatos

Gabinete da Deputada Estadual Neusa Cadore Assembléia Legislativa da Bahia
Ed. Nelson David Ribeiro Gab. 305, 1º Av. 130 CAB
CEP: 417545-000 - 
Salvador/BA

Fone: 71 3115.7148
Fax: 71 3115.5486
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.