Facebook Twitter Youtube Flickr

Deputada Neusa Cadore

Você está aqui: HomeNotíciasÚltimas NotíciasNeusa intensifica luta em defesa dos rios do Oeste e do povo da região de Correntina 

Neusa intensifica luta em defesa dos rios do Oeste e do povo da região de Correntina  Destaque

Por: 

A deputada estadual Neusa Cadore (PT) intensificou ainda mais a luta em defesa dos rios do Oeste e da população da região de Correntina. Nesta quarta-feira (6), Neusa e o deputado Joseildo Ramos (PT) se reuniram com o secretário estadual de Meio Ambiente, Geraldo Reis, em Salvador. Representando a bancada petista da Assembleia Legislativa, os parlamentares levaram sugestões e debateram alternativas para garantir a preservação dos rios e do Cerrado na região. 

Geraldo disse que a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) está afinada nesta busca da pacificação e coexistência das diferentes formas de produção. Ele informou que a pedido do governador Rui Costa está montando um Plano de Intervenção na região, que envolve modernização tecnologia, um diagnóstico completo da realidade, além de assistência técnica aos produtores. “São ações que dão conta de apaziguar o problema. Faremos também visita a Correntina para conversar com os diferentes atores envolvidos na problemática”, comprometeu-se o titular da pasta. 

Ainda segundo o Geraldo, a Sema já está abrindo uma licitação para contratar uma empresa para fazer o cadastro dos usuários de toda a Bacia do Rio Corrente, em especial do rio Arrojado. Serão investidos aproximadamente  R$ 800 mil para realizar o serviço. Além disso, serão implantados mais 12 medidores nas bacias do Rio Corrente e Rio Grande para fornecer, em tempo real, a vasão dos rios em todas as suas etapas. 

A deputada Neusa disse que é preciso unir forças para solucionar os problemas que se arrastam há anos. “A luta do povo chamou a atenção de todos para os graves problemas ambientais que estão degradando as águas, os rios e as terras da região. Temos que seguir firmes para que o nosso governo foque o trabalho na fiscalização desses recursos naturais, mas também para fortalecer os pequenos produtores”, defendeu Neusa.   

Correntina, município localizado na região oeste da Bahia,  foi palco de uma revolta popular no último dia 02 de novembro. Centenas de trabalhadores e trabalhadoras rurais ocuparam duas fazendas para protestar contra a capitação abusiva das águas do rios da região, principalmente do Rio Arrojada.  Só a empresa Igarashi, retira o volume de água o equivale a mais de 106 milhões de litros diários, suficientes para abastecer por dia mais de 6,6 mil cisternas domésticas de 16 mil litros na região do Semiárido. 

 

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e receba informações.

Vídeo em Destaque

Banner

Banner MÓVEL

Banner MÓVEL 2

 

Banner

Calendário de Notícias

« Dezembro 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Nossos Contatos

Gabinete da Deputada Estadual Neusa Cadore Assembléia Legislativa da Bahia
Ed. Nelson David Ribeiro Gab. 305, 1º Av. 130 CAB
CEP: 417545-000 - 
Salvador/BA

Fone: 71 3115.7148
Fax: 71 3115.5486
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.