Facebook Twitter Youtube Flickr

Deputada Neusa Cadore

Você está aqui: HomeNotíciasÚltimas NotíciasPrograma de estágio do Governo do Estado recebe mais de 1.500 estudantes baianos

Programa de estágio do Governo do Estado recebe mais de 1.500 estudantes baianos Destaque

Por: 

Mais de 1.500 estudantes de graduação assinaram, nesta quarta-feira (25), o termo de compromisso de estágio para atuarem nos diversos órgãos do Governo do Estado, distribuídos nos municípios da Bahia. O ato, realizado na capital baiana, teve a presença do governador Rui Costa, de secretários e secretárias estaduais, parlamentares e gestores públicos.

A previsão é que até o fim de novembro o número total de contratações do programa ultrapasse os cinco mil estudantes. Nessa etapa, 32 irão atuar na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em unidades como a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Assessoria de Planejamento e Gestão (APG), Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex) e Superintendência de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (Sutrag).

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, destacou que o programa representa para a SDR, uma secretaria relativamente nova, a ampliação da força de trabalho, em um processo de aprendizagem: “Trazer esses jovens com ‘gás’ novo, vai ajudar a secretaria a ser mais eclética, moderna. Apesar de atuar no meio rural, não temos que carregar aquela pecha de ser atrasado, ou retrógrado. Nós queremos fazer um rural moderno, inclusivo e, naturalmente, com essa nova turma temos a expectativa de que esse exército que o Governo está disponibilizando possa, de fato, contribuir. Por um lado temos a responsabilidade de cuidar deles e por outro, esperar que eles contribuam efetivamente com produtos e resultados que irão engrandecer a nossa secretaria”.

Para a estudante do Curso de Comunicação Social, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Victória Cerqueira, a faculdade é muito mais teórica, enquanto ela prefere mais a parte prática: “Eu estou muito animada, porque vou poder aplicar tudo que eu aprendi na faculdade, nesse que é o meu primeiro estágio”.

Partiu Estágio

O programa tem o objetivo de garantir o acesso de jovens universitários que ainda não conseguiram se inserir no mercado de trabalho. Um dos critérios de seleção é estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e ter estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada.

“A expectativa que tenho com esse estágio é de aprendizado. Quero sair da Sutrag conhecendo todas as funções e finalidades da superintendência e como ela possibilita o desenvolvimento rural do estado”, ressaltou Noemi Santos, estudante do Curso de Direito da Faculdade Dom Pedro II.

De acordo com Marcos Vinicius Braga, estudante do Curso de Comunicação Social da Universidade Salvador, a perspectiva com o estágio na SDR é crescer como profissional, aprendendo como é o dia a dia da assessoria de comunicação nas organizações e como funciona na prática. Braga destaca que a inclusão dos estudantes, majoritariamente negros e mulheres, é um avanço das oportunidades do mercado de trabalho gerado pelo Governo do Estado: “Creio que todos nós somos gratos ao Governo por isso. Tive o prazer de conhecer a equipe com a qual irei desenvolver as atividades e acredito que estou no lugar certo para a evolução, espero que seja uma via de mão dupla, onde eu possa contribuir com eficiência e possa extrair o máximo do que me for oferecido”.

Dos mais de 1.500 estudantes contratados nessa etapa 68% é formado por mulheres, 85% se declara negro ou pardo e 94% dos estudantes cursou o ensino médio em escolas públicas. Os selecionados receberão uma bolsa-auxílio de R$ 455 mensais e transporte.

 

Fonte: Ascom CAR/SDR

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e receba informações.

Vídeo em Destaque

Banner

Banner

Banner

 

Banner

Calendário de Notícias

« Novembro 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      

Nossos Contatos

Gabinete da Deputada Estadual Neusa Cadore Assembléia Legislativa da Bahia
Ed. Nelson David Ribeiro Gab. 305, 1º Av. 130 CAB
CEP: 417545-000 - 
Salvador/BA

Fone: 71 3115.7148
Fax: 71 3115.5486
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.