Facebook Twitter Youtube Flickr

Deputada Neusa Cadore

Você está aqui: HomeMandatoPolítica TerritorialAgricultura familiar da Bahia é beneficiada com entregas do governo estadual

Agricultura familiar da Bahia é beneficiada com entregas do governo estadual Destaque

Por: 

Agricultores familiares de diversos Territórios de Identidade baianos foram beneficiados, nesta segunda-feira (09), com a entrega de motocicletas, equipamentos, veículos leves e caminhões, no antigo pátio do Derba, em Feira de Santana, Território Portal do Sertão. O evento contou com a presença do governador da Bahia, Rui Costa, dos secretários estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, de Segurança Pública (SSP), Maurício Barbosa e de Educação (SEC), Osvaldo Barreto, do comandante geral da Polícia Militar, Coronel Anselmo Brandão, do superintendente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, de parlamentares, de associações, cooperativas e movimentos sociais que representam agricultores familiares e de outras autoridades.

As entregas de cinco caminhões baú, com capacidade para cinco toneladas, um caminhão baú, com capacidade para 15 toneladas e de nove motos, foram realizadas a entidades indicadas por seis Colegiados Territoriais baianos. Outras associações e cooperativas da agricultura familiar receberam 27 tratores agrícolas, com implementos e dois caminhões, por meio de emendas parlamentares. Foram entregues ainda 54 motos, por meio do projeto Bahia Produtiva, executado pela CAR e um kit com equipamentos para fabricação de doces, contendo liquidificador, despolpador, mesa, descritalizador, dosador e enchedeira, entre outras.

O governador da Bahia, Rui Costa, falou da alegria de estar realizando entregas, que irão gerar o aumento da produtividade e melhoria das condições de vida dos baianos, ressaltando que o governo deseja que a agricultura familiar possa contar também com máquinas e implementos agrícolas para dar mais dignidade às condições de trabalho dos agricultores. "A Bahia possui três milhões de baianos na agricultura, o governo está entregando esses veículos e equipamentos para possibilitar que a Bahia produza cada vez mais e melhores alimentos, com o apoio da assistência técnica, melhorando a qualidade de vida dessa população, e gerando renda, que irá melhorar também o comércio local, garantindo mais desenvolvimento para o estado". 

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, fez uma saudação aos presentes e destacou as ações do governo estadual com as entregas realizadas, que representam a concretização do projeto de governo. Rodrigues falou ainda da importância das emendas parlamentares, que produzem resultados práticos para a agricultura familiar e o desenvolvimento rural na Bahia. "A agricultura familiar vem ganhando um espaço especial no desenvolvimento do estado e essas entregas realizadas pelo governo estadual, de caminhões, tratores e motocicletas, viabilizam um aumento da produção e da produtividade, agilidade no preparo da terra, comercialização, assistência técnica e escoamento da produção, garantindo melhores condições de trabalho e de vida no campo e fortalecimento da agricultura familiar na Bahia”.

De acordo com o diretor administrativo e comercial da Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco, Ronilson Oliveira, a chegada do caminhão e do kit com equipamentos é um avanço para a atividade da apicultura no Território Velho Chico. "Com certeza vai impulsionar a apicultura no território, uma atividade que vem crescendo, a cada dia, e que, agora, conta também com os investimentos do Bahia Produtiva nos setores produtivo, de beneficiamento e, principalmente, na garantia da assistência técnica para mais de 300 apicultores". A entidade já possui seis motos, adquiridas anteriormente, por meio de convênio com a CAR. 

Para o presidente da Associação Jovens e Amigos de Santa Rita, do município de Riacho de Santana, José Alves Pereira, “o trator e os equipamentos e implementos agrícolas irão beneficiar, cerca de, 200 famílias, que poderão trabalhar melhor a terra, transportar materiais, melhorando a qualidade de vida dessas famílias”.

Os caminhões foram adquiridos, em parceria com a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para a dinamização da comercialização dos produtos da agricultura familiar em seis territórios de identidade da Bahia. Sobretudo nas compras governamentais, por meio de programas como os de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Apoio às Cadeias Produtivas da Apicultura e da Meliponicultura

Durante o evento, foi realizada a entrega de 54 motocicletas para os Agentes Comunitários da Apicultura e da Meliponicultura (ACA), dos territórios Bacia do Jacuípe, Chapada Diamantina, Costa do Descobrimento, Extremo Sul, Irecê e Litoral Norte e Agreste Baiano. 

Receberam ainda os territórios Litoral Sul, Metropolitano de Salvador, Piemonte da Diamantina, Piemonte do Paraguaçu, Piemonte Norte do Itapicuru, Portal do Sertão, Semiárido Nordeste II, Sertão do São Francisco, Sisal, Vale do Jiquiriçá, Velho Chico e Sudoeste Baiano.

As motocicletas foram entregues, a partir da assinatura de um termo de cessão de uso, para associações e cooperativas apícolas, que passaram, no fim de 2015, pelo processo de seleção do edital 03/2015 de apoio à apicultura e meliponicultura, do Projeto Bahia Produtiva, com a finalidade de apoiar a prestação de serviços de assessoramento técnico de apoio a essas cadeias. O investimento total foi de R$ 20,3 milhões para toda a cadeia e R$ 396,4 mil para a aquisição das motos.

A atividade produtiva da apicultura e meliponicultura têm crescido muito na Bahia nos últimos anos. O estado tem potencial para atividade em função do clima, adequação do tamanho das propriedades e envolvimento da juventude rural.

Durante o evento, ocorreu ainda a entrega de 16 ônibus escolares e 30 viaturas que renovarão a frota da Polícia Militar.

 

Calendário de Notícias

« Novembro 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      

Nossos Contatos

Gabinete da Deputada Estadual Neusa Cadore Assembléia Legislativa da Bahia
Ed. Nelson David Ribeiro Gab. 305, 1º Av. 130 CAB
CEP: 417545-000 - 
Salvador/BA

Fone: 71 3115.7148
Fax: 71 3115.5486
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.