Facebook Twitter Youtube Flickr

Deputada Neusa Cadore

Você está aqui: HomeMandatoJuventudeApresentações artísticas marcam abertura da Conferência de Cultura da Bacia do Jacuípe

Apresentações artísticas marcam abertura da Conferência de Cultura da Bacia do Jacuípe

Por: 

A noite de abertura da Conferência Territorial de Cultura da Bacia do Jacuípe, em Pintadas, começou ao som da Filarmônica “Pé de Serra”, e da poesia de Puluca Pires, do município de Ipirá. A representante territorial da Cultura, Telma dos Santos, saudou os presentes, e agradeceu a recepção dos gestores e artistas das 14 cidades do território por onde passou e nas quais foi responsável pela articulação das conferências municipais e territorial.

 

stiveram presentes na mesa de abertura, o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim, a representante do Conselho Estadual de Cultura Normelita Oliveira da Silva, o representante regional do Ministério da Cultura, Luis Oliveira, o prefeito de Pintadas, Ederivaldo Mendes, e a deputada estadual, Neusa Cadore.

O secretário Albino Rubim parabenizou o território pela realização das conferências Municipais em cem por cento dos municípios. Comemorou a vanguarda da Bahia em muitos aspectos que dizem respeito à democracia e à cultura “A Bahia é o estado que mais faz conferência setorial. Reconhecemos 26 setores da cultura e possibilitamos a participação de todos os territórios nesses encontros, para que as discussões não se fechem em Salvador, e sejam, de fato, estaduais”. Rubim avalia a evolução das conferências como cada vez mais complexas, substantivas e importantes, e lembrou que essas discussões trazem sim resultados concretos, como o Centro de Cultura Populares e Identitárias, que foi criado a partir de uma demanda de conferência para o setor de Culturas Populares. “Estamos na frente, ainda, em relação ao Conselho de Cultura: somos o primeiro estado que vai eleger conselheiros que são representantes dos territórios”, festejou.

A deputada Neusa Cadore, que tem a cultura como um dos principais eixos de atuação do seu mandato, destacou a nova relação do Estado com o segmento artístico e cultural a partir da democratização dos investimentos e das políticas públicas para a área. “A cultura tem sido vista como uma importante ferramenta na construção de uma sociedade mais plural, possibilitando as múltiplas e ricas manifestações dos jovens, das mulheres, do povo negro, das populações indígenas, das comunidades tradicionais”.  

O prefeito da cidade anfitriã Pintadas, Edenivaldo Mendes, alertou o público para a importância do momento: “É importante que os presentes sejam fomentadores, que as discussões não parem por aqui. Aproveitem o encontro aqui em Pintadas e pensem no que for melhor para a Bacia de Jacuípe”.

O secretário Albino Rubim apresentou ainda, as propostas do Fórum dos Secretários Estaduais de Cultura para a III Conferência Nacional de Cultura. Elas refletem, por exemplo, a preocupação de equiparar ou ultrapassar os recursos do Fundo de Cultura em relação ao que é captado pelas leis de incentivo e também uma melhor distribuição e circulação dos produtos culturais produzidos.

Apresentaram-se, ainda, o ator Clécio, da cidade de Pé de Serra, com o monólogo “A vizinhança”, o grupo de “Capoeira Criando Asas”, da cidade de Mairi, e o “Teatro Navio Negreiro”, da Fundação Gibão de Couro, do município de Várzea da Roça.

Com informações da SECULT/BA

 

Calendário de Notícias

« Novembro 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      

Nossos Contatos

Gabinete da Deputada Estadual Neusa Cadore Assembléia Legislativa da Bahia
Ed. Nelson David Ribeiro Gab. 305, 1º Av. 130 CAB
CEP: 417545-000 - 
Salvador/BA

Fone: 71 3115.7148
Fax: 71 3115.5486
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.