Facebook Twitter Youtube Flickr

Deputada Neusa Cadore

Você está aqui: HomeMandatoInfraestruturaASCOM Neusa Cadore

ASCOM Neusa Cadore

Na manha desta quarta-feira (15),na cidade de Várzea da Roça, foi lançada oficialmente a Copa Jacuípe de Futebol Feminino 2017. O evento, que aconteceu na Câmara Municipal, contou com a participação da deputada estadual Neusa Cadore, representantes de municípios do Território da Bacia do Jacuípe e de órgãos do governo do Estado.

A competição, que se inicia no próximo dia 18, contará com a participação de 14 seleções da Bacia do Jacuípe e se estenderá até o mês de março. A Copa Jacuípe Feminina já nasce como a maior competição da modalidade na Bahia.



A meia-atacante Rebeca, da seleção de Quixabeira, contou a expectativa e enalteceu a importância competição. "Vamos entrar forte para ganhar esse torneio e o mais importante, unir as meninas e crescer o futebol feminino da região. Podemos ser um exemplo para as meninas mais novas da nossa cidade", disse a atleta.



O Coordenador da Copa, Iure Siqueira, falou das dificuldades de realizar uma competição dessa magnitude. "Essa competição não surgiu do nada, faz um ano que a gente bate em portas e janelas para realizar essa competição. É muito difícil fazer esporte para as mulheres, mas não precisamos nem de uma janela, basta um cobogó, pequenos espaços para fazer dessa competição um sucesso", desabafou.



Única vereadora do município, Joilma Rios, lembrou do preconceito que as mulheres sofrem. "Nós estamos entrando no campo de futebol, mas também precisamos entrar em outros campos. Entrar no campo para combater todo tipo de preconceito e violência que sofremos."

"Temos bravos homens, como Iure, e sua equipe, mas se não fossem as mulheres que insistem em jogar, em ocupar espaços, como ocupo nesta casa (Câmara), que não se calam diante de todo 'não', a gente não teria essa copa. Fiquemos de pé e caminhemos, a caminhada é longa, mas ninguém pode apagar os passos que já demos", concluiu Joilma. 



Para a deputada Neusa a competição dialoga com a atual situação da mulher brasileira. "Vivemos um momento de perda de direitos, mas nós sempre tivemos a força para desbravar diversos campos da sociedade. É importante abrir espaços para crianças, mulheres, jovens e juventude. A copa será um espetáculo já pelo futebol, mas a gente precisa, a partir do futebol, discutir os problemas enfrentados pela mulher na sociedade. Queremos que a copa seja um momento de conscientização sobre a violência contra a mulher", refletiu.

Participam da 1ª Copa Jacuípe de Futebol Feminino as seleções de Baixa Grande, Capela, Capim Grosso, Gavião, Ipirá, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, Serrolândia, Várzea da Roça e Várzea do Poço.

Mais fotos: https://www.flickr.com/photos/deputadaneusa/albums/72157666433428469

 

Pedro Ivo Sena - Ascom Neusa Cadore

No encontro de avaliação política realizada no domingo (12) no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Desidério, a deputada estadual Neusa Cadore (PT) criticou as reformas do governo Temer e destacou o papel da militância diante do atual momento vivido no país. 

A segurança pública da região de Itaberaba ganhará reforço com a inauguração, nesta sexta-feira (10), às 9h, do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) e um módulo do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O investimento na obra foi de R$ 1,33 milhão. A cerimônia de entrega contará com a participação do governador Rui Costa, que também entregará a primeira etapa da reforma das sedes da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT/Chapada), e da Companhia de Policiamento da Região da Chapada (CPR), ambas localizadas na Avenida Ruy Barbosa, nº 563, no centro da cidade. 

AGORA SOMOS NÓS E NÓS MESMOS!

Escrito por: Cedro Silva - presidente da CUT Bahia

Na próxima sexta-feira dia 10/11, temos a obrigação de ir para as rua defender nossos direitos trabalhistas que estão sendo roubados por uma quadrilha que tomou o país de assalto das mãos de um governo eleito de forma legítima e democrática pelo voto popular.

Nossos direitos conseguimos com muita luta ao longo de anos e nos custou muito caro. Nossas conquistas são recheadas com a honra de milhares de brasileiros e brasileiras que lutaram muito para isso acontecer. A tarefa que nos cabe agora é honrar a memória dos que lutaram e entregaram suas vidas para que a gente pudesse chegar até aqui e não deixar que esta história tenha um fim.

Devemos lutar para reagir aos inimigos ladrões e corruptos do nosso país que golpearam a nação, nossa soberania, a democracia, destruíram direitos e conquistas da classe trabalhadora, vão acabar com o direito a previdência social, estão entregando nossas estatais ao capital privado a preço de bananas. A Justiça Federal, o Ministério Público e a Polícia Federal lavaram as mãos para o Brasil e assistem tudo calados deixando a população refém de uma quadrilha. Um congresso formado por uma maioria fascistas que representam o capital, receberá sua paga da população em 2018.

 Agora somos nós e nós mesmos para defender o país e a população. O momento só nos impõe esta condição. Ou luta ou se acovarda diante de bandidos. Creio que vamos lutar, somos a maioria e vamos lutar para recuperar tudo que é nosso. O Brasil é nosso, nossas conquistas também. O sonho de uma pátria livre e soberana com trabalhadores e trabalhadoras respeitados deve prevalecer com a nossa luta e pelas nossas mãos.

PARTICIPE DO DIA 10/11 - DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A REFORMA TRABALHISTA, PREVIDENCIÁRIA, TRABALHO ESCRAVO E TODOS OS DESMANDOS NO PAÍS.

 PROGRAMAÇÃO

 5h - Paralisação em todas as bases

 11h - Caminhada no Campo Grande

Haverá paralisações e caminhadas em Salvador, região metropolitana e no interior estão localizadas regionais da CUT-BA, além de atos na porta da Justiça do Trabalho e Previdência Social e debates em praças.

Vista seu vermelho, traga sua bandeira, faixa, cartaz, pinte a cara para a luta pois vale tudo para defender o país.

Com apenas uma nota divulgada no site do Governo Federal, a equipe do golpista Michel Temer age na surdina para diminuir o número de famílias contempladas com o Benefício da Prestação Continuada (BPC). Isso porque o prazo de recadastramento no Cadastro Único (CadÚnico) dos programas do Governo Federal é 31 de dezembro. Após a data, famílias que não estiverem cadastradas perderão o direito de receber o benefício.

Os beneficiários do BPC são pessoas com deficiência, de qualquer idade, e idosos com 65 ou mais, que não recebam aposentadoria. Não é preciso ter contribuído para a Previdência Social, mas é preciso comprovar renda de até ¼ do salário mínimo por pessoa da família (R$ 234,25).

Para a deputada Neusa Cadore, o governo ilegítimo age propositalmente para cortar o número de beneficiários."A omissão de Temer é estratégia para retirar o BPC das famílias carentes. Não há nenhuma grande campanha do governo federal que informe a população sobre o recadastramento, isso é muito grave e desumano”, declarou.

Para fazer o cadastramento, o responsável familiar deve ter mais de 16 anos e procurar um dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Não é preciso que ele seja beneficiário direto do BPC, basta morar na mesma casa em que vive o beneficiário e dividir as responsabilidades com despesas e renda.

Pedro Ivo Sena - Ascom Neusa Cadore

A Deputada Estadual Neusa Cadore tem a honra de convidar para a Audiência Pública e Celebração dos 10 anos das Políticas Culturais com a Juventude Estudantil desenvolvidas pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, no dia 09 de novembro de 2017, próxima quinta-feira, às 14h, no auditório Jornalista Jorge Calmon, anexo Juthay Magalhães, na Assembleia Legislativa da Bahia.

As políticas culturais vêm demarcando um novo tempo na história da educação baiana, no processo educativo e na formação cultural dos estudantes. Durante esta década, as experiências criativas nos distintos projetos artísticos (Artes Visuais Estudantis - AVE, Festival Anual da Canção Estudantil - Face, Tempos de Arte Literária - TAL, Educação Patrimonial e Artística - EPA, Produção de Vídeos Estudantis - Prove, Dança Estudantil - Dance, Encontro de Canto Coral - Encante, e o Festival Estudantil de Teatro - Feste), têm estimulado o protagonismo juvenil, a valorização das identidades e expressões culturais de nosso Estado, bem como a revelação de novos talentos.

A proposta da Audiência é celebrar essa década e debater a importância de fortalecer essas ações que, certamente, impactam na vida de toda a comunidade escolar e da sociedade em geral. A atividade conta com a parceria da Secretaria Estadual de Educação, Fórum de Legisladores Culturais, e terá a presença de representantes do Governo do Estado, professores, coordenadores, diretores, artistas e estudantes criadores da rede estadual de ensino (capital e interior).

 

Pedro Ivo Sena - Ascom Neusa Cadore

 

Neste mês de novembro e em dezembro, o Governo do Estado vai inaugurar quatro policlínicas que vão atender a cerca de 2 milhões de pessoas dos municípios Guanambi, Jequié, Irecê, Teixeira de Freitas e o entorno dessas cidades, com serviços especializados e exames de alta complexidade. Em todas as unidades, o atendimento será feito através de agendamento realizado nas secretarias da Saúde dos municípios.

A primeira policlínica será inaugurada no próximo dia 17, em Teixeira de Freitas, para atender a região do extremo sul. Em 24 de novembro, será a vez da população de Guanambi e municípios do seu entorno receber a nova unidade que vai ampliar e dinamizar o sistema de saúde. Já as policlínicas de Irecê e Jequié serão entregues nos 21 e 22 de dezembro, respectivamente

COMO SER ATENDIDO

As policlínicas não atendem urgências e emergências ou outros tipos de demanda espontânea. O atendimento é feito através de um agendamento pelas Secretarias da Saúde dos municípios que fazem parte do Consórcio que administra a unidade.

Passo 1
O paciente passa por uma consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no seu município ou procura a Secretaria Municipal de Saúde

Passo 2
Médicos identificam a necessidade de o paciente realizar uma consulta com especialista, exames como tomografia ou raio-x, ou procedimentos de média complexidade, como biópsia, pequenas cirurgias e cuidados com o pé diabético, por exemplo.

Passo 3
A Secretaria Municipal de Saúde agenda o atendimento do paciente na Policlínica Regional de Saúde.

Passo 4
Caso a policlínica não esteja localizada no município em que o paciente reside, ele será encaminhado até o município vizinho em um dos micro-ônibus especiais que farão o deslocamento dos pacientes dos municípios consorciados.

É importante saber que todo paciente encaminhado para as policlínicas deverá permanecer em acompanhamento com a Equipe de Atenção Básica de seu município

 

Fonte: Ascom/Secretaria de Comunicação Social do Estado

A Secretaria da Educação do Estado prorrogou para esta quarta-feira (8), as inscrições destinadas a 2.455 vagas em cursos de qualificação pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), da modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), para a capital e interior. As inscrições são feitas, exclusivamente, pelo Portal da Educação.

Entre os cursos oferecidos, destacam-se os de programador WEB, cuidador de idoso, microempreendedor individual, mestre de obras, instalador e reparador de redes de computadores, agente cultural, recreador cultural, organizador de eventos, auxiliar de laboratório de saúde, agente de recepção e reservas em meios de hospedagem, espanhol aplicado a serviços turísticos, inglês intermediário, confeiteiro, editor de vídeo, assistente financeiro, fotógrafo, maquiador e recepcionista.

Os cursos são voltados para estudantes dos Ensinos Fundamental I e II (completo e incompleto) e Médio (completo e incompleto), além de pessoas que já fizeram outros cursos pelo Pronatec, a exemplo de trabalhadores e mulheres em estado de vulnerabilidade. As vagas estão distribuídas nos Centros de Educação Profissional e unidades compartilhas da rede estadual localizados nas cidades de Capim Grosso, Ipirá, Riachão do Jacuípe, Gandu, Valença, Ilhéus, Itabuna, Camaçari, Candeias, Dias D´avila, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, Pojuca, Salvador, Juazeiro, São Domingos, Serrinha e Bom Jesus da Lapa. No próximo dia 10 será realizado sorteio eletrônico, de acordo com o número de vagas oferecidas nas unidades da rede. O resultado será divulgado no mesmo dia, no Portal da Educação.

Matrícula

A matrícula será realizada no período de 13 a 17 próximo, na unidade de ensino para o qual o estudante se inscreveu e concorreu à vaga. No ato da matrícula serão exigidas cópias de CPF, RG, comprovante de residência, atestado de escolaridade ou histórico escolar e comprovante de conta corrente de qualquer banco ou conta fácil do Banco do Brasil, aberta em nome do estudante. O programa prevê o pagamento de auxílio transporte e alimentação de R$ 15 por dia frequente, sendo realizado o cálculo ao final de cada mês. As aulas inaugurais serão no dia 20 destes mês, nas unidades ofertantes. A relação de cursos e número de vagas por municípios está disponível no Portal da Educação.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Nos dias 06 a 07 de novembro de 2017, das 18 às 21 horas, no Museu de Arte da Bahia, acontece o IX Ciclo de Debates sobre Políticas Culturais. O tema deste ano é 100 anos da Revolução Russa. A revolução soviética de 1917 tornou-se um acontecimento histórico marcante e como tal carregado de sentidos, muitos deles contrapostos. Seu impacto se faz sentir praticamente em todo mundo. O livro O Ano Vermelho traça sua repercussão. Naquela conjuntura, tentativas de revolução proletárias são experimentadas na Alemanha e na Hungria. Grandes mobilizações populares existem na Itália e inúmeros países em todo mundo.

A Secretaria da Educação do Estado inscreve, até esta sexta-feira (3), para 2.455 vagas de cursos de qualificação pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na capital e no interior. Os cursos, da modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), são voltados para estudantes dos Ensinos Fundamental I e II (completo e incompleto) e Médio (completo e incompleto), além de pessoas que já fizeram outros cursos pelo Pronatec, a exemplo de trabalhadores e mulheres em estado de vulnerabilidade. As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, pelo Portal da Educação.

Entre os cursos oferecidos estão os de programador WEB, cuidador de idoso, microempreendedor individual, mestre de obras, instalador e reparador de redes de computadores, agente cultural, recreador cultural, organizador de eventos, auxiliar de laboratório de saúde, agente de recepção e reservas em meios de hospedagem, espanhol aplicado a serviços turísticos, inglês intermediário, confeiteiro, editor de vídeo, assistente financeiro, fotógrafo, maquiador e recepcionista.

As vagas estão distribuídas nos Centros de Educação Profissional e unidades compartilhas da rede estadual localizados nas cidades de Capim Grosso, Ipirá, Riachão do Jacuípe, Gandu, Valença, Ilhéus, Itabuna, Camaçari, Candeias, Dias D'Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, Pojuca, Salvador, Juazeiro, São Domingos, Serrinha e Bom Jesus da Lapa. Será realizado sorteio eletrônico de acordo com o número de vagas ofertadas nas unidades da rede.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio Netto, disse que esta é uma das ações da Secretaria da Educação voltadas à qualificação e inserção dos jovens e trabalhadores ao mundo do trabalho. “Ao todo, a rede deve oferecer quase 15 mil vagas de cursos de qualificação pelo Pronatec. Para isso, contamos com a parceria de órgãos como Bahia Pesca, a Secretaria de Desenvolvimento Rural [SDR], a Secretaria de Turismo [Setur], as Voluntárias Sociais da Bahia [VSBA] e diversas instituições do campo da cultura, como a Escola de Dança da Fundação Cultural”.

Matrícula

A matrícula será realizada no período de 8 a 13 deste mês, na unidade de ensino para o qual o estudante se inscreveu e concorreu à vaga. Serão exigidas cópias de CPF, RG, comprovante de residência, atestado de escolaridade ou histórico escolar e comprovante de conta corrente de qualquer banco ou conta fácil do Banco do Brasil, aberta em nome do estudante.

O programa prevê o pagamento de auxílio transporte e alimentação de R$ 15 por dia frequente, sendo realizado o cálculo ao final de cada mês. A aula inaugural está programada para o dia 13 de novembro. A relação de cursos e número de vagas por municípios no Portal da Educação estão disponíveis no Portal da Educação.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Pagina 1 de 67

Calendário de Notícias

« Novembro 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      

Nossos Contatos

Gabinete da Deputada Estadual Neusa Cadore Assembléia Legislativa da Bahia
Ed. Nelson David Ribeiro Gab. 305, 1º Av. 130 CAB
CEP: 417545-000 - 
Salvador/BA

Fone: 71 3115.7148
Fax: 71 3115.5486
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.