Facebook Twitter Youtube Flickr

Deputada Neusa Cadore

Você está aqui: HomeItens filtrados por data: Maio 2017
Deputada Estadual Neusa Cadore - Itens filtrados por data: Maio 2017

A deputada Neusa Cadore apresentou nesta quinta-feira (29) Moção de Pesar pelo falecimento do ex-vereador de Brotas de Macaúbas, Ernandes Martins dos Santos, ocorrido no dia 28 de junho de 2017. Segundo Neusa, Ernandes marcou a história de Brotas de Macaúbas. “O seu carisma sempre foi marcante, mesmo diante dos problemas, ele sempre demonstrou que é possível enfrentar as dores da vida. A trajetória de Ernandes é marcada por serviços prestados à população, mas também por um caminhar cheio de amizades”, lembrou Neusa. 

Publicado em Notícias

A deputada Cadore segue atenta às demandas da população de Nova Fátima. Em indicação enviada ao governador Rui costa e ao secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, Neusa pede a pavimentação do povoado Santo Antônio. A demanda é um pedido do vereador Landinho.

No documento encaminhado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, a deputada lembra que nos últimos 10 anos os governos Wagner e Rui vem fazendo muito pela infraestrutura do interior baiano e que a obra no Santo Antônio promoverá integração, comodidade e melhores condições de trafegabilidade.

Para Neusa, a pavimentação vai além da questão técnica. "Além de facilitar a locomoção, a pavimentação mexe com a autoestima da população local, por deixa a comunidade mais bonita", avaliou.

Pedro Ivo Sena - Ascom Neusa Cadore

Publicado em Notícias

Em 17 Territórios de Identidade da Bahia, 388 municípios aderiram ao Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (Semaf), iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) em parceria com as prefeituras municipais para fortalecer a agricultura familiar no estado.

O Semaf é um serviço do município para atendimento direto aos agricultores familiares baianos, onde serão ofertados serviços como assistência técnica e extensão rural (ATER), regularização fundiária e estruturação produtiva de assentamentos rurais, disponibilização de insumos produtivos (Garantia-Safra, água para produção, distribuição de mudas e sementes), implantação de infraestrutura rural (habitação e equipamento público), além do apoio à comercialização e implantação de agroindústrias familiares.

O SEMAF atua de forma integrada ao Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), unidade da SDR, nos Territórios de Identidade do estado. O objetivo é a implantação, execução e gestão de políticas públicas, programas, projetos e ações, com foco na promoção do desenvolvimento rural sustentável e solidário.

Segundo o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, essa é uma estratégia do Governo do Estado. “Como o governador Rui Costa sempre diz, o Estado não faz nada sozinho. Entendemos que é importante a parceria com as entidades da sociedade civil e temos forte interesse em fazer essa parceria com os governos municipais, e criar um sistema estadual de políticas públicas para a agricultura familiar, onde possamos colocar uma grande rede de entidades e instituições públicas federais, estaduais e municipais envolvidas nesse processo”.

Rodrigues salientou ainda que o Estado continuará respondendo por suas responsabilidades, mas que é necessário o envolvimento dos municípios. “Fizemos um levantamento e em 170 prefeituras da Bahia contamos com um quadro de 600 profissionais dentre agrônomos, veterinários, técnicos agrícolas e outros. Um exército que precisa participar dessa construção de políticas estruturantes da agricultura familiar”.

As prefeituras que ainda não aderiram ao SEMAF devem procurar o SETAF do seu território.


Fonte: Ascom/ Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)

Publicado em Notícias

Quanto mais avançam os ataques golpistas contra os direitos da população, mais fica claro qual é o partido que realmente governa para e defende o povo. É por isso que o PT é o partido favorito de 18% dos brasileiros e das brasileiras segundo a mais recente pesquisa Datafolha.

Publicado em Notícias

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Ceca), que agrega Governo e sociedade civil organizada, estará em Juazeiro, no norte da Bahia, nesta quinta (29) e sexta-feira (30), para debater o cumprimento e fortalecimento da política de proteção integral aos direitos da criança e do adolescente. Trata-se da primeira reunião descentralizada do colegiado, aberta também à participação de técnicos de assistência social, conselheiros municipais e conselheiros tutelares que atuam nos Territórios do Sertão do São Francisco, Piemonte do Itapicuru, Irecê e Itaparica.

“Esse encontro é importante para fortalecer o papel institucional dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente, bem como dos Conselhos Tutelares no processo de acompanhamento e fiscalização das entidades que atuam dentro do Sistema de Garantia de Direitos”, explica o titular da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins. “E é nossa função, enquanto Secretaria de Justiça, assegurar que as crianças e adolescentes tenham acesso aos seus direitos e a todas as oportunidades, que lhes permitam ter qualidade de vida, saúde, educação e perspectivas de futuro”, enfatizou o secretário da SJDHDS, à qual o Conselho é vinculado.

O Sistema de Garantia de Direitos (SGD), inclusive, será um dos temas debatidos no encontro. Fundamentado em três eixos estratégicos - Defesa, Promoção de Direitos e Controle Social -, o SGD reúne conselheiros tutelares e conselheiros de direitos da criança e adolescente, promotores e juízes das Varas da Infância e Juventude, defensores públicos, técnicos dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), delegacias especializadas da criança e adolescente, e educadores sociais, entre outros.

A reunião também irá tratar dos desafios da política da infância diante do atual momento social. “Queremos democratizar o acesso à informação, mobilizar as comunidades para participarem dos conselhos municipais, sensibilizar os gestores e, consequentemente, fortalecer toda esse rede de proteção integral aos direitos humanos”, destaca a coordenadora de Proteção à Criança e ao Adolescente da SJDHDS, Iara Farias.

Ceca

Entidade de representação paritária (50% Governo e 50% sociedade) e caráter deliberativo, o Ceca foi instituído com o propósito de formular a política estadual de atendimento à criança e ao adolescente, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca) e de acordo com Lei Federal, que também determina a criação de conselhos municipais. A Bahia, a propósito, é um dos poucos estados que conseguiu implantar, em todas as suas 417 cidades, conselhos de Defesa da Criança e Adolescente e Tutelares - algumas até com mais de um Conselho.

Fonte: Ascom/SJDHDS

Publicado em Notícias

A deputada Neusa Cadore e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) irão entregar 77 cisternas em Barra. A entrega, prevista para esta quarta-feira (28) será remarcada, para alinhar com a agenda do governador Rui Costa. As cisternas fazem parte das 630 que também serão entregues às cidades de Buritirama e Mansidão, na região oeste do estado. A meta, até novembro, é implementar 1.743 mil cisternas de consumo nos três municípios, fruto de um investimento de mais de R$ 4,8 milhões.

“Garantir o acesso à agua limpa muda a realidade das pessoas. Além de assegurar um direito básico e fundamental, também funciona como um instrumento de combate à seca. É sempre uma alegria concretizar essas entregas e o nosso objetivo é ampliar ainda mais o programa”, afirmou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins.

A deputada, que participará da entrega, na comunidade de Pedra Negra da Extrema, reforça o que diz o secretário. "Quem vive nas regiões mais secas do campo sabe da importância de se ter acesso à agua de qualidade. Por isso, é com muita felicidade que participo da luta do povo de Barra", comemorou.

Destinado às famílias cadastradas no CadÚnico, residentes na zona rural e sem acesso à fonte de água ou meio adequado de armazená-la, o programa de cisternas inclui capacitação para convivência com o semiárido, com orientações sobre o uso racional da água e instrução para a construção de cisternas, habilitando a própria comunidade para implementação do programa e gerando trabalho e renda. Cada cisterna tem capacidade para captação e armazenamento de até 16 mil litros de água de chuva.

Desde que foi implantado na Bahia, em 2008, o programa já entregou mais de 100 mil cisternas de consumo no semiárido. Até novembro, estão previstas a conclusão e entrega de outras 44 mil.

Pedro Ivo Sena - Ascom Neusa Cadore

Publicado em Notícias

O governador Rui Costa entregou, nesta quinta-feira (22), um conjunto de melhorias aos moradores de Paratinga, município do oeste baiano. Primeiro, o governador inaugurou o asfaltamento das avenidas Manoel Novaes e José Duarte Porto, além de celebrar a requalificação de diversas ruas da sede municipal. Em seguida, realizou a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS), de porte II, no bairro Barro Vermelho, disponibilizando atendimento médico e odontológico de qualidade e mais próximo para a população.

Publicado em Notícias

Na manhã desta quarta-feira, 21, A deputada Neusa Cadore, juntamente com a assessora parlamentar Iana Aguiar representaram o Mandato da Gente na entrega dos cartões e assinatura dos termos de estágio dos quatro mil universitários do programa Mais Futuro, do Governo do Estado.

O evento contou com a participação do Secretário de Educação e o governador Rui Costa, que falou sobre o Mais Futuro. “Este programa é voltado aos jovens de famílias de baixa renda, para que possam cursar uma faculdade, regularmente. Esta é a prioridade do Governo com a juventude. Acredito que a educação transforma a vida das pessoas e esse é mais um estímulo para que esses estudantes concluam seus cursos. A partir do sexto semestre, também estamos oferecendo oportunidades de estágio remunerado, para os universitários garantirem experiência profissional na atividade que está se formando”, explica o governador.



Os jovens que receberão auxílio permanência terão uma bolsa no valor de R$ 300, para quem estuda a até 100 quilômetros de onde mora, e de R$ 600, para os que vivem a uma distância maior. O pagamento já começa na primeira semana de julho, diretamente ao estudante, através de cartão, em conta bancária criada exclusivamente para esta finalidade. O benefício pode ser concedido desde o primeiro semestre até completar dois terços do curso. No terço final da graduação, os beneficiários terão a opção e prioridade para ingressar em vagas de estágio de nível superior ofertadas por órgãos e secretarias do Governo do Estado.

Para a universitária Gleica Vilela, natural de Baixa Grande, que cursa Letras Vernáculas na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e é uma das beneficiadas pelo programa, o programa ajuda nas dificuldades enfrentadas pelos estudantes. "A vida de um estudante universitário não é fácil,e precisar sair de sua cidade de origem em busca de uma formação superior requer além de vontade, tempo e dinheiro. Esse programa é de extrema importância , porque além da experiência profissional que vai agregar em meu currículo, essa bolsa vai  Auxiliar e ajudar muito a minha vida financeira", avaliou Gleica.
 

Pedro Ivo Sena - Ascom Neusa Cadore

Publicado em Notícias

As secretarias estaduais da Agricultura (Seagri), por meio da Bahia Pesca, e da Educação abriram inscrições para um curso técnico (nível médio) em aquicultura, que será realizado no município de Santo Amaro, no Recôncavo baiano. Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 28, no site disponibilizado pelos órgãos. São oferecidas 60 vagas.

O curso é voltado para estudantes que concluíram o Ensino Médio em estabelecimentos estaduais, federais, municipais, instituição filantrópica ou instituição privada na condição de bolsistas integrais. Também podem se inscrever piscicultores, maricultores e pessoas que estejam diretamente ligadas à cadeia produtiva da aquicultura e pesca na região onde será ministrado. As aulas vão acontecer no Centro Vocacional Tecnológico Territorial (CVTT), da Bahia Pesca.

A seleção para as vagas disponíveis acontecerá em duas etapas - a primeira consiste num sorteio eletrônico, no dia 30 deste mês, aleatório e de caráter classificatório, no qual concorrerão todos os candidatos inscritos. Na segunda, serão realizadas entrevistas individuais, de 3 a 5 de julho, no local de realização do curso. O resultado final será divulgado dia 10 de julho, a matrícula logo em seguida, entre 10 a 12, e estão programadas para começar no dia 20 do mesmo mês.


Fonte: Ascom/Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri)

Publicado em Notícias

As secretarias estaduais da Agricultura (Seagri), por meio da Bahia Pesca, e da Educação abriram inscrições para um curso técnico (nível médio) em aquicultura, que será realizado no município de Santo Amaro, no Recôncavo baiano. Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 28, no site disponibilizado pelos órgãos. São oferecidas 60 vagas.

O curso é voltado para estudantes que concluíram o Ensino Médio em estabelecimentos estaduais, federais, municipais, instituição filantrópica ou instituição privada na condição de bolsistas integrais. Também podem se inscrever piscicultores, maricultores e pessoas que estejam diretamente ligadas à cadeia produtiva da aquicultura e pesca na região onde será ministrado. As aulas vão acontecer no Centro Vocacional Tecnológico Territorial (CVTT), da Bahia Pesca.

A seleção para as vagas disponíveis acontecerá em duas etapas - a primeira consiste num sorteio eletrônico, no dia 30 deste mês, aleatório e de caráter classificatório, no qual concorrerão todos os candidatos inscritos. Na segunda, serão realizadas entrevistas individuais, de 3 a 5 de julho, no local de realização do curso. O resultado final será divulgado dia 10 de julho, a matrícula logo em seguida, entre 10 a 12, e estão programadas para começar no dia 20 do mesmo mês.


Fonte: Ascom/Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri)

Publicado em Notícias
Pagina 1 de 3

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e receba informações.

Vídeo em Destaque

Banner

Banner

Banner

 

Banner

Calendário de Notícias

« Junho 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30    

Nossos Contatos

Gabinete da Deputada Estadual Neusa Cadore Assembléia Legislativa da Bahia
Ed. Nelson David Ribeiro Gab. 305, 1º Av. 130 CAB
CEP: 417545-000 - 
Salvador/BA

Fone: 71 3115.7148
Fax: 71 3115.5486
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.