Facebook Twitter Youtube Flickr

Deputada Neusa Cadore

Você está aqui: HomeItens filtrados por data: Novembro 2017
Deputada Estadual Neusa Cadore - Itens filtrados por data: Novembro 2017

O Colégio Estadual Pedro Falconeri Rios, em Pé de Serra, será reformado a partir de janeiro de 2018. Os investimentos foram garantidos nesta terça-feira (12) pelo vereador Gil do Santo Agostinho (PT) e pelo Mandato da deputada Neusa Cadore (PT) em uma audiência com Aurélio Pires Júnior, Coordenador Executivo de Infraestrutura da Rede Física.  

Publicado em Notícias

Os desafios e perspectivas da legislação do cooperativismo no Brasil e as novas mudanças acarretadas pelo MROSC (Marco Regulatório das Organizações Sociais) será foco da Audiência Pública nesta terça-feira, dia 12, na Assembleia Legislativa. A atividade é organizada pela deputada estadual Neusa Cadore, coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária, do Cooperativismo e das Organizações Sociais, e a UNICAFES (União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária/ Bahia)

A audiência terá a participação especial de Daniel Rech, um dos maiores especialistas da área e assessor jurídico da UNICAFES (União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária). Dirigentes e lideranças de associações e cooperativas de diversas regiões da Bahia vão participar do evento, além de representantes do Governo do Estado, parlamentares e organizações ligadas à agricultura familiar. 

“Diante do cenário que o país está vivendo é preciso avaliar, qualificar e fortalecer ainda mais o cooperativismo e a economia solidária, que já se consolidaram como importantes ferramentas de inclusão socioprodutiva e promoção da cidadania, sobretudo aqui no nosso estado”, afirma a deputada Neusa Cadore. A parlamentar destacou que a Bahia concentra o maior número de agricultores do país e esse segmento responde por 70% dos alimentos que chegam à mesa da população brasileira. 

“Essa atividade é muito importante para que as cooperativas e empreendimentos possam aprofundar conhecimentos na legislação e ampliar as condições de acesso às políticas públicas”, afirma a presidente da Unicafes/Ba, Iara Andrade.

Ascom Neusa Cadore

Lourivânia Soares

 

Publicado em Notícias

Duas policlínicas regionais de saúde serão construídas em Jacobina e em Senhor do Bonfim, no centro norte da Bahia. O documento que garante a construção dos equipamentos foi assinado pelo governador Rui Costa e prefeitos das regiões no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, na tarde desta quarta-feira (6). As policlínicas vão beneficiar cerca de 700 mil pessoas, distribuídas em 30 municípios. 

Publicado em Notícias

Durante o #PapoCorreria desta quarta-feira (6), o governador Rui Costa anunciou que novos estudantes serão convocados para o Partiu Estágio. A nova lista vai estar disponível no site da Secretaria da Administração (Saeb) nesta quinta-feira (7), convocando 771 jovens que deverão se apresentar ao órgão ou entidade em que irão estagiar no prazo de dez dias úteis. Desde o lançamento do projeto, em abril deste ano, já foram contratados quase cinco mil jovens para estágio no serviço público baiano.

Além de poderem conferir a lista disponível no site da Saeb, os universitários selecionados serão informados da convocação por meio do e-mail cadastrado no momento de sua inscrição no programa. Para assegurarem o estágio no Governo do Estado, é preciso apresentar a documentação listada em edital no ato da apresentação. Quem não entregar toda a documentação exigida, ou não se apresentar ao órgão ou entidade no prazo estipulado, perderá a vaga de estágio.

O Partiu Estágio é uma iniciativa da administração estadual baiana que garante acesso a oportunidades de estágio a jovens universitários de instituições federais, estaduais e privadas da Bahia que ainda não conseguiram se inserir no mercado de trabalho. É prioritário para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e para aqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada.

Podem participar universitários regularmente matriculados em cursos presenciais, desde que tenham idade mínima de 16 anos e que tenham cumprido pelo menos 50% do seu curso de formação. O Partiu Estágio alcançou o total de 43.513 inscritos em seus dois editais: 20.108 no primeiro, com 1.947 contratados por meio de quatro convocações, e 23.405 no segundo, com 2.188, com duas convocações.


Documentação

O estudante precisa ficar atento aos documentos exigidos para começar a estagiar. Serão solicitados:

- Comprovante de residência
- Original e cópia da Carteira de Identidade
- Original e cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF
- Original e cópia de carteira de identidade do representante legal ou do termo de guarda expedida por autoridade judicial, se for o caso
- Declaração da instituição de ensino informando o semestre letivo, o turno de estudo, o curso de formação e sua natureza presencial e a conclusão de, no mínimo, 50% do curso
- Comprovante de matrícula e frequência na instituição de ensino
- Declaração própria de que não exerce atividade remunerada em órgão público
- Original e cópia do título de eleitor, se for o caso
- Original e cópia do certificado de reservista, se for o caso
- Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS
- Comprovação de inscrição no CadÚnico, se for o caso
- Histórico escolar do Ensino Médio
- Declaração da escola em que cursou o ensino médio, como bolsista integral, se for o caso
- E-mail convocatório emitido pelo sistema.


Fonte: Secom

Publicado em Notícias

A deputada estadual Neusa Cadore (PT) intensificou ainda mais a luta em defesa dos rios do Oeste e da população da região de Correntina. Nesta quarta-feira (6), Neusa e o deputado Joseildo Ramos (PT) se reuniram com o secretário estadual de Meio Ambiente, Geraldo Reis, em Salvador. Representando a bancada petista da Assembleia Legislativa, os parlamentares levaram sugestões e debateram alternativas para garantir a preservação dos rios e do Cerrado na região. 

Publicado em Notícias

Aconteceu na manhã desta terça-feira (5), na sede da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em Salvador, a primeira reunião para alinhamento das ações da campanha Empreendimento Parceiro da Alimentação Saudável. Entre os assuntos discutidos estiveram a elaboração do regulamento da premiação, ações publicitárias, termo de cooperação e o cronograma de execução.

A campanha é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da SDR, e tem o objetivo de fortalecer o consumo de alimentos saudáveis e sustentáveis, bem como o processo de comercialização da agricultura familiar e da economia solidária na Bahia.

Serão premiados empreendimentos da rede hoteleira, de supermercados, bares, restaurantes, empresas do ramo alimentício e chefs de cozinha que se destacarem durante o ano obedecendo a alguns critérios como os maiores números de aquisições. A ideia é fortalecer a comercialização, por meio do aumento de oportunidades de mercado.

Participaram do encontro representantes da SDR/Suaf, das secretarias estaduais de Turismo (Setur) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), da Associação Bahiana de Supermercados (Abase); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Bahia).


Fonte: Ascom - SDR

Publicado em Notícias

Além de assegurar a ampliação do atendimento de saúde e a melhoria da qualidade de vida para a população, as seis novas unidades de saúde que estão sendo inauguradas pelo Governo do Estado vão gerar um total de mais de 1.200 empregos diretos. Até o momento, já estão em funcionamento as policlínicas regionais do Extremo Sul, em Teixeira de Freitas, e do Alto Sertão, em Guanambi, além do Hospital Regional da Chapada, instalado em Seabra. Até o final do ano, serão entregues as policlínicas construídas em Irecê e Jequié e também o Hospital da Costa do Cacau, em Ilhéus.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), as quatro policlínicas somam um total de aproximadamente 240 postos de trabalho. O Hospital da Chapada emprega 349 funcionários e o da Costa do Cacau contará com 655 colaboradores. A próxima unidade a ser entregue é Policlínica Regional de Irecê, cuja inauguração acontece nesta sexta-feira (8), com a presença do governador Rui Costa.

No dia 15, será a vez da entrega do Hospital da Costa do Cacau. Já a Policlínica Regional de Jequié será inaugurada pelo governador no dia 22 de dezembro.


Fonte: Secom

Publicado em Notícias

O Bahia Rural Contemporânea 2017 – Feira Baiana da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária (VIII Febafes), promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), foi um sucesso. O evento gerou lucro de mais de R$20 milhões para agricultores familiares de todos os territórios de identidade da Bahia.Durante nove dias – de 25 de novembro até 3 de dezembro -, mais de 1.500 produtos de 270 cooperativas e associações caíram na graça do público.

Mais de dez mil visitantes conheceram e degustam novidades como a linguiça de sardinha, de bode, chope de mel de cacau, cerveja de cupuaçu, conferiram a diversidades de produtos alimentícios como licuri caramelizados, biscoitos, geleias, além de artesanatos indígenas e quilombolas, e se encantaram com o potencial produtivo revelado pelo estado.

Segundo o secretário Jerônimo Rodrigues, o evento ultrapassou o ganho previsto. “Ficamos feliz em dinamizar a economia. Esse é um momento de vitória. O governo Rui Costa determina que a gente se esforce para melhorar a qualidade de vida do rural baiano, e isso é o que nos motiva, cuidar de quem produz, de quem consome, gerar renda, impostos e postos de trabalho”. Ele destacou ainda que chega ao fim do evento com a sensação de alegria e agradecido a cada um dos empreendedores e parceiros: “Um movimento bonito que, além de comercialização, contou com um conjunto de capacitações. Mostramos para a Bahia e ao Brasil a força que tem a agricultura familiar baiana”.

De acordo com a diretora de Agregação de Valor e Acesso a Mercado da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf/SDR), Elisabete Costa, o Bahia Rural Contemporânea apresentou, este ano, um novo conceito de agregar todos os territórios de identidade da Bahia em 22 armazéns trazendo a variedade de produtos baianos e a expectativa é que esse modelo seja levado para cada um dos territórios.

Segundo ela, “foram fechados muito negócios com redes de distribuição, donos de supermercados, restaurantes, empresários. Mais de quatro mil pessoas se capacitaram em oficinas, palestras e cursos. Tivemos atrações culturais que apresentaram regionalidades baianas e a Cozinha Show, onde chefs de cozinha apresentaram pratos com os produtos da agricultura familiar expostos”.

Produtos fizeram sucesso

A Cooperativa Agroindustrial Pintadas (Cooap) levou para o Bahia Rural Contemporânea a carne de bode de Pintadas. O presidente da cooperativa, Valcyr Rios, afirmou que a participação superou as expectativas. “Vendemos mais de 1.200 quilos de carne, quem provou levou os nossos cortes para casa. A marca FrigBahia, da carne de bode de Pintadas, agora está registrada nas pessoas”.Para a agricultora Alécia Cristina, da Cooperativa da Chapada, do município de Palmeiras, o evento rendeu bons resultados. “Vendemos 154 quilos de polpas de frutas de 200 gramas e já comecei a fornecer pra restaurantes”.

A Cooperativa de Pescado e Comercialização de Sobradinho (Coopes) também fez sucesso com a linguiça de sardinha. A presidente da cooperativa, Cida Pescadora, afirmou que não há palavras para descrever a participação em um evento como esse. “Já vendemos mais de 700 quilos de nossos produtos. Estou emocionada em saber que nosso espetinho de sardinha lá do Sobradinho agradou a esse povo”. O agricultor João Batista, do Território Bacia do Rio Corrente, ressaltou que as vendas foram surpreendentes. “Hoje é o último dia, e maioria dos estandes não tem mais produtos. As prateleiras estão parecendo o deserto do Saara, graças Deus”.

Fonte: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR)

Publicado em Notícias

Todos os dias a população brasileira sofre com a qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os fatores destacam-se a falta de novos investimentos, má gestão, corrupção e também corte de recursos a partir do congelamento dos gastos promovido pelo governo Temer. Para a deputada estadual Neusa Cadore (PT), na Bahia, mesmo com todas as dificuldades da crise econômica que afeta os estados, o governo estadual está conseguindo manter investimentos e mudar a realidade da saúde pública. 

Publicado em Notícias

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e receba informações.

Vídeo em Destaque

Banner

Banner MÓVEL

Banner MÓVEL 2

 

Banner

Calendário de Notícias

« Dezembro 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Nossos Contatos

Gabinete da Deputada Estadual Neusa Cadore Assembléia Legislativa da Bahia
Ed. Nelson David Ribeiro Gab. 305, 1º Av. 130 CAB
CEP: 417545-000 - 
Salvador/BA

Fone: 71 3115.7148
Fax: 71 3115.5486
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.