Facebook Twitter Youtube Flickr

Deputada Neusa Cadore

Você está aqui: HomeItens filtrados por data: Outubro 2017
Deputada Estadual Neusa Cadore - Itens filtrados por data: Outubro 2017

Com a realização de mutirão de cirurgias eletivas promovido pelo Secretaria de Saúde do Estado e pleno atendimento para o público em geral, o Hospital Regional da Chapada começa a funcionar neste domingo (3), em Seabra. O hospital será inaugurada na sexta-feira (dia 1º) pelo governador Rui Costa, passando a atuar como primeira unidade de saúde de alta complexidade da região da Chapada Diamantina. Sua implantação é resultado de um investimento de, aproximadamente, R$ 58 milhões.

Com 101 leitos, sendo 10 de UTI, o novo hospital será referência para 11 municípios da região, oferecendo atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, além de ambulatório.

A unidade terá perfil assistencial de hospital geral, capaz de ofertar ao usuário do SUS atendimento médico em urgência e emergência clínica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica, traumato-ortopédica e psiquiátrica; internação hospitalar nas especialidades de clinica médica, cirúrgica, obstétrica e pediátrica, além de internação em unidade de terapia intensiva; atendimento ambulatorial mediante oferta de consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais; procedimentos de diagnose e terapias (diagnostico em patologia clínica, anatomo-patologia, imagem, métodos gráficos e métodos ópticos e hemoterapia), e demais serviços de apoio assistencial e administrativo.


Fonte: Secom

Publicado em Notícias

Na manhã desta segunda-feira (27), integrantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das mulheres – CDDM e representantes de municípios baianos participaram da abertura do Curso de Formação para Conselheiras dos Direitos das Mulheres, realizado no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. A iniciativa, que segue até a terça-feira, tem como tema Feminismo e os Desafios da Interseccionalidade .

Na ocasião, a professora doutora em Ciência Política, Maria Lygia Quartim, falou sobre o que a sociedade deve fazer para fortalecer as políticas de gênero. “Devemos reconhecer a importância do movimento de mulheres, fortalecer a multiplicidade de vozes e ações, garantir a aplicação das leis e conhecer o problema de violência de gênero. Some a tudo isso a criação e fortalecimento das políticas públicas de combate a essa violência.”

A pesquisadora, uma das fundadoras do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Mulher - NEIM da UFBA, disse que a primeira questão que deve ser respondida é quem são as mulheres?’ “Somos uma pluralidade de mulheres, mas temos uma coisa em comum: somos de um gênero que é oprimido desde sempre. Uma coisa que aprendemos é que nenhuma classe que tenha o privilégio abre mão disso. Todas as nossas vitórias foram duramente conquistadas e precisamos lutar para mantê-las.”

Presente na abertura, a chefe de gabinete da SPM-BA, Karla Ramos, declarou que a capacitação é um apelo de vários municípios que estão construindo as políticas para as mulheres. “Esse encontro parte de uma concepção da secretaria que objetiva o fortalecimento e criação de novos conselhos municipais. Esse ano, a SPM assinou com o Ministério Público um termo de cooperação para ampliar os conselhos nos municípios.”

Representando a sociedade civil, Selma Glória, coordenadora de Gênero do Movimento de Organização Comunitária –MOC, elogiou a iniciativa e disse da importância em promover qualificações para as conselheiras, que ocupam o papel de multiplicadoras nos locais em que atuam.

A professora do Departamento de Gênero e Feminismo da UFBA, Maíra Kubik, falou das perseguições e ameaças que as pesquisadoras do NEIM estão sofrendo. “Vivemos um momento de pressão sobre as pesquisas e estudos de gênero que desenvolvemos no NEIM. Esses grupos contrários à ideologia de gênero vão de encontro a tudo o que sabemos sobre respeito. De repente parece que todas nossas reivindicações de pesquisas não são legítimas.”

A abertura contou, ainda, com a presença de Carla Akotirene, doutoranda em estudos de gênero, Ubiraci Matilde, integrante do Comitê de Saúde da População Negra da Sesab, conselheiras e representantes de diversos municípios.

Fonte: Ascom - SPM

Publicado em Notícias

Nesta segunda-feira (27), a deputada Neusa Cadore compôs a mesa do II Encontro de Mulheres Rurais, com o tema ATER e Construção da Autonomia das Mulheres. O evento abriu a programação técnica do Bahia Rural Contemporânea - VIII Feira Baiana de Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária (Febafes), que acontece no Parque de Exposição de Salvador até dia 3 de dezembro.

Em sua fala, Neusa destacou a importância da organização popular para o desenvolvimento de políticas sociais e encorajou as mulheres a ocuparem cargos políticos. "Os movimentos sociais que pautam a nossa forma de fazer política e nós (mulheres) temos uma grande capacidade de organização. Nós precisamos ocupar os lugares de poder, por isso a mulher deve participar ativamente da política", aponta Neusa.

II Encontro de Mulheres Rurais

Desde o domingo (26), o encontro, que conta com a presença de mais de 200 mulheres dos 27 Territórios  de Identidade da Bahia, discute temas acerca da construção da autonomia das mulheres e espaços de poder e da construção de uma Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) que contribua para seu empoderamento, por meio de rodas de conversa, místicas e apresentações de experiências exitosas no campo.


Mais fotos: Flickr Neusa Cadore

Pedro Ivo Sena - Ascom Neusa Cadore

Publicado em Notícias

O governador Rui Costa convidou o Ministério Público do Estado (MPBA) para participar da elaboração do plano de ações com foco no meio ambiente, agricultura familiar e desenvolvimento socioeconômico da região de Correntina, no oeste da Bahia. O convite foi realizado diretamente à procuradora-geral de Justiça da Bahia, Ediene Lousado, durante reunião da qual participaram também os secretários estaduais do Meio Ambiente, Geraldo Reis, e de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, além do procurador-geral do Estado, Paulo Moreno.

Publicado em Notícias

Na próxima sexta-feira (26), 9h, acontece ,no Sindicato de Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais da cidade de Riachão do Jacuípe, a Audiência Pública "Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres". O evento marca o lançamento da campanha "O Problema Também é Meu - Não à Violência Contra Mulheres.

A audiência é uma realização da Subcomissão de Autonomia Econômica da Mulher, coordenada pela deputada estadual Neusa Cadore, do Movimento de Organização Comunitária (MOC) e a Câmara Técnica de Mulheres da Bacia do Jacuípe. A campanha é desenvolvida por organizações e entidades dos Territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe.

Para Neusa, que também é líder da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa, o momento é muito oportuno para discussões como essa. "Nós vivemos um momento de perda de direitos conquistados com muita luta. Sabemos da força das mulheres e precisamos nos conscientizar para retomar os direitos que nos foram tirados", reflete a parlamentar.


Pedro Ivo - Ascom Neusa Cadore

Publicado em Notícias

O ato de lançamento da Campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, nesta quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa, foi marcado por falas contra os retrocessos nos direitos das mulheres e contra a PEC 181, projeto que criminalização o aborto em casos de estupro, risco de vida para a mulher e feto anencéfalo. Organizada pela Comissão dos Direitos da Mulher, a Bancada Feminina e a Assembleia de Carinho, a atividade contou com a presença de parlamentares, secretárias de estado, feministas, lideranças, ativistas dos direitos humanos e movimentos sociais.



Durante seu pronunciamento, a líder da bancada feminina, deputada Neusa Cadore solicitou ao presidente Ângelo Coronel para aprovar os projetos de lei em defesa das mulheres e ressaltou a importância de trabalhar em rede para combater a violência. “O combate à violência é um desafio contemporâneo que faz a gente se indignar e uma forma concreta para a gente contribuir com a campanha é aprovar os projetos contribuir nesse enfrentamento”.



O chefe do legislativo parabenizou a luta das mulheres e ressaltou que é importante lutar para impedir o avanço da PEC 181. “Não podemos admitir que a mulher seja obrigada a ter filho fruto de estupro, se ela não quiser. Essa Casa também vai se rebelar contra isso e pode contar com a gente para fortalecer a luta das mulheres baianas”, ressaltou.



Acompanhada de Eliene das Neves, vítima de violência do seu ex-companheiro no município de Camaçari, a deputada Luiza Maia se emocionou e lamentou que seu projeto de lei para divulgação da imagem de agressores de mulheres tenha sido derrotado na Assembleia.
“A gente tem o dever, ao menos em homenagem às mulheres que foram vítimas de violência, de levantarmos essa bandeira, por outro lado temos certeza de que sociedade está muito mais engajada nessa luta”, destacou a chefe do Ministério Público da Bahia, Ediene Lustosa.

Também participaram do evento a secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, a titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, dentre outras autoridades e representações.

Campanha

Os 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher é uma mobilização internacional que acontece anualmente nos meses de novembro e dezembro. A próxima agenda será na próxima sexta-feira, 24, uma Audiência Pública no Território da Bacia do Jacuípe, a partir das 09h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riachão do Jacuípe.


Lourivânia Soares - Ascom Neusa Cadore

Publicado em Notícias

A Campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher será lançada  nesta quarta-feira (22), às 9h, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O evento é organizado pela Comissão dos Direitos da Mulher, Bancada Feminina e Assembleia de Carinho, e ocorre durante um café da manhã que terá a participação do presidente da ALBA, deputado Angelo Coronel (PSD), secretárias de Estado, representantes do Judiciário, dos movimentos de mulheres e da Ronda Maria da Penha. 

Publicado em Notícias

Durante inauguração da Policlínica Regional do Extremo Sul, nesta sexta-feira (17), em Teixeira de Freitas, o governador Rui Costa anunciou que foi firmada uma parceria com o Hospital de Barretos (São Paulo) para instalação de equipamentos de rastreamento de câncer de mama e de útero. “Além do mamógrafo que temos aqui na policlínica, vamos instalar um novo que faz biópsia e deixar uma carreta dedicada a atender aos outros 12 municípios do consórcio da região, com exames de rastreamento”, revelou o governador.

Publicado em Notícias

Neste domingo (19), em Serrolândia, após o pontapé inicial de Neusa Cadore, seis seleções iniciaram sua caminhada na 1ª Copa de Jacuípe de Futebol Feminino. Em três jogos, todos válidos pelo Grupo A, 12 gols já foram marcados.


Foto: Portal Bacia do Jacuípe

No primeiro confronto, a seleção da casa goleou Várzea do Poço por 6 x 0. Quixabeira venceu São José do Jacuípe pelo placar mínimo, na segunda partida. Outra goleada foi a de Várzea da Roça sobre Baixa Grande, por 4 x 1, no último jogo da rodada.

Neusa contou da felicidade de dar início à competição. "Depois de tanta luta, de tantas pessoas, é gratificante trazer essa copa para as meninas da Bacia do Jacuípe. Que a vitória dessas meninas nos campos de futebol possam representar a vitória de todas nós, mulheres, em outros campos da sociedade" comemorou.


Pedro Ivo Sena - Ascom Neusa Cadore

Publicado em Notícias

A deputada Neusa Cadore apresentou, nesta sexta-feira (17), Projeto de Lei que transfere, temporariamente, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a sede do Governo para a cidade de Antônio Cardoso.
O município, marcado pelo passado escravagista, detém o título de município mais negro do país segundo o IBGE, com 51% da população autodeclarada negra e 91,67% quando se soma o percentual de pessoas negras e pardas.

Para Neusa, a medida funciona para chamar a atenção para a causa negra. "O projeto pretende dar visibilidade e fomentar as discussões acerca da população negra, além de enaltecer a luta e a memória do povo baiano, sobretudo em prol do fortalecimento da construção da nossa identidade", justificou.
 
No documento, Neusa ressaltou a importância do PL. "Reforçamos a importância desse projeto para o reconhecimento das nossas matrizes africanas e de todo o legado da população afrodescendente na formação histórica, cultural, econômica e social da nossa Bahia.
 
A parlamentar também lembrou da lei que transfere a sede do Governo para a Cidade de Cachoeira no dia 25 de junho. Neusa ainda destacou a importância do 20 de novembro e das dificuldades enfrentadas pela população negra.


Pedro Ivo Sena - Ascom Neusa Cadore

Publicado em Notícias
Pagina 1 de 2

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e receba informações.

Vídeo em Destaque

Banner

Banner

Banner

 

Banner

Calendário de Notícias

« Novembro 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      

Nossos Contatos

Gabinete da Deputada Estadual Neusa Cadore Assembléia Legislativa da Bahia
Ed. Nelson David Ribeiro Gab. 305, 1º Av. 130 CAB
CEP: 417545-000 - 
Salvador/BA

Fone: 71 3115.7148
Fax: 71 3115.5486
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.