Facebook Twitter Youtube Flickr

Deputada Neusa Cadore

Você está aqui: HomeItens filtrados por data: Outubro 2017
Deputada Estadual Neusa Cadore - Itens filtrados por data: Outubro 2017

A Bancada Feminina da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) encaminhou, nesta quinta-feira (30), para Mesa Diretora da Casa, Moção de Solidariedade ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sobre a Mulher (NEIM/UFBA) pelos atos de ameaça e perseguição que vem sofrendo.

No documento, as parlamentares relatam e repudiam os casos recentes. "Tomamos conhecimento de vários episódios envolvendo ameaça de morte a uma docente do NEIM e a tentativa de impedimento de uma defesa de mestrado, dentre outras situações, e não podemos no calar diante de tanta intimidação.

Para a deputada Neusa Cadore, líder da Bancada Feminina, a perseguição é fruto da crescente onda conservadora que atinge o país. "Vivemos uma onda de conservadorismo e intolerância. Enquanto o governo golpista arranca nossos direitos, grupos reacionários tenta silenciar debates importantes no campo social que atinge segmentos historicamente marginalizados, como as mulheres e homossexuais", alertou a deputada.



Pedro Ivo Sena - Ascom Neusa Cadore

Publicado em Mulher

Com a realização de mutirão de cirurgias eletivas promovido pelo Secretaria de Saúde do Estado e pleno atendimento para o público em geral, o Hospital Regional da Chapada começa a funcionar neste domingo (3), em Seabra. O hospital será inaugurada na sexta-feira (dia 1º) pelo governador Rui Costa, passando a atuar como primeira unidade de saúde de alta complexidade da região da Chapada Diamantina. Sua implantação é resultado de um investimento de, aproximadamente, R$ 58 milhões.

Com 101 leitos, sendo 10 de UTI, o novo hospital será referência para 11 municípios da região, oferecendo atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, além de ambulatório.

A unidade terá perfil assistencial de hospital geral, capaz de ofertar ao usuário do SUS atendimento médico em urgência e emergência clínica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica, traumato-ortopédica e psiquiátrica; internação hospitalar nas especialidades de clinica médica, cirúrgica, obstétrica e pediátrica, além de internação em unidade de terapia intensiva; atendimento ambulatorial mediante oferta de consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais; procedimentos de diagnose e terapias (diagnostico em patologia clínica, anatomo-patologia, imagem, métodos gráficos e métodos ópticos e hemoterapia), e demais serviços de apoio assistencial e administrativo.


Fonte: Secom

Publicado em Notícias

Na manhã desta segunda-feira (27), integrantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das mulheres – CDDM e representantes de municípios baianos participaram da abertura do Curso de Formação para Conselheiras dos Direitos das Mulheres, realizado no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. A iniciativa, que segue até a terça-feira, tem como tema Feminismo e os Desafios da Interseccionalidade .

Na ocasião, a professora doutora em Ciência Política, Maria Lygia Quartim, falou sobre o que a sociedade deve fazer para fortalecer as políticas de gênero. “Devemos reconhecer a importância do movimento de mulheres, fortalecer a multiplicidade de vozes e ações, garantir a aplicação das leis e conhecer o problema de violência de gênero. Some a tudo isso a criação e fortalecimento das políticas públicas de combate a essa violência.”

A pesquisadora, uma das fundadoras do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Mulher - NEIM da UFBA, disse que a primeira questão que deve ser respondida é quem são as mulheres?’ “Somos uma pluralidade de mulheres, mas temos uma coisa em comum: somos de um gênero que é oprimido desde sempre. Uma coisa que aprendemos é que nenhuma classe que tenha o privilégio abre mão disso. Todas as nossas vitórias foram duramente conquistadas e precisamos lutar para mantê-las.”

Presente na abertura, a chefe de gabinete da SPM-BA, Karla Ramos, declarou que a capacitação é um apelo de vários municípios que estão construindo as políticas para as mulheres. “Esse encontro parte de uma concepção da secretaria que objetiva o fortalecimento e criação de novos conselhos municipais. Esse ano, a SPM assinou com o Ministério Público um termo de cooperação para ampliar os conselhos nos municípios.”

Representando a sociedade civil, Selma Glória, coordenadora de Gênero do Movimento de Organização Comunitária –MOC, elogiou a iniciativa e disse da importância em promover qualificações para as conselheiras, que ocupam o papel de multiplicadoras nos locais em que atuam.

A professora do Departamento de Gênero e Feminismo da UFBA, Maíra Kubik, falou das perseguições e ameaças que as pesquisadoras do NEIM estão sofrendo. “Vivemos um momento de pressão sobre as pesquisas e estudos de gênero que desenvolvemos no NEIM. Esses grupos contrários à ideologia de gênero vão de encontro a tudo o que sabemos sobre respeito. De repente parece que todas nossas reivindicações de pesquisas não são legítimas.”

A abertura contou, ainda, com a presença de Carla Akotirene, doutoranda em estudos de gênero, Ubiraci Matilde, integrante do Comitê de Saúde da População Negra da Sesab, conselheiras e representantes de diversos municípios.

Fonte: Ascom - SPM

Publicado em Notícias

Nesta segunda-feira (27), a deputada Neusa Cadore compôs a mesa do II Encontro de Mulheres Rurais, com o tema ATER e Construção da Autonomia das Mulheres. O evento abriu a programação técnica do Bahia Rural Contemporânea - VIII Feira Baiana de Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária (Febafes), que acontece no Parque de Exposição de Salvador até dia 3 de dezembro.

Em sua fala, Neusa destacou a importância da organização popular para o desenvolvimento de políticas sociais e encorajou as mulheres a ocuparem cargos políticos. "Os movimentos sociais que pautam a nossa forma de fazer política e nós (mulheres) temos uma grande capacidade de organização. Nós precisamos ocupar os lugares de poder, por isso a mulher deve participar ativamente da política", aponta Neusa.

II Encontro de Mulheres Rurais

Desde o domingo (26), o encontro, que conta com a presença de mais de 200 mulheres dos 27 Territórios  de Identidade da Bahia, discute temas acerca da construção da autonomia das mulheres e espaços de poder e da construção de uma Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) que contribua para seu empoderamento, por meio de rodas de conversa, místicas e apresentações de experiências exitosas no campo.


Mais fotos: Flickr Neusa Cadore

Pedro Ivo Sena - Ascom Neusa Cadore

Publicado em Notícias

O governador Rui Costa convidou o Ministério Público do Estado (MPBA) para participar da elaboração do plano de ações com foco no meio ambiente, agricultura familiar e desenvolvimento socioeconômico da região de Correntina, no oeste da Bahia. O convite foi realizado diretamente à procuradora-geral de Justiça da Bahia, Ediene Lousado, durante reunião da qual participaram também os secretários estaduais do Meio Ambiente, Geraldo Reis, e de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, além do procurador-geral do Estado, Paulo Moreno.

Publicado em Notícias

Na próxima sexta-feira (26), 9h, acontece ,no Sindicato de Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais da cidade de Riachão do Jacuípe, a Audiência Pública "Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres". O evento marca o lançamento da campanha "O Problema Também é Meu - Não à Violência Contra Mulheres.

A audiência é uma realização da Subcomissão de Autonomia Econômica da Mulher, coordenada pela deputada estadual Neusa Cadore, do Movimento de Organização Comunitária (MOC) e a Câmara Técnica de Mulheres da Bacia do Jacuípe. A campanha é desenvolvida por organizações e entidades dos Territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe.

Para Neusa, que também é líder da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa, o momento é muito oportuno para discussões como essa. "Nós vivemos um momento de perda de direitos conquistados com muita luta. Sabemos da força das mulheres e precisamos nos conscientizar para retomar os direitos que nos foram tirados", reflete a parlamentar.


Pedro Ivo - Ascom Neusa Cadore

Publicado em Notícias

No Papo Correria da última terça-feira (21) o governador Rui Costa (PT) anunciou a autorização para realizar a obra de pavimentação asfáltica da BA 412, trecho que liga o Distrito de Barreiros, em Riachão do Jacuípe, à BR 324. A deputada estadual Neusa Cadore, autora de duas indicações ao governo estadual, disse que a obra é uma conquista importante para a população.     

“Essa ação fortalecerá ainda mais a economia de Barreiros, possibilitando o escoamento da produção e gerando mais empregos, segurança e tempo para a população”, disse Neusa que destacou também a luta antiga dos moradores, inclusive de lideranças como João do PT. 

Luta antiga

Em 2009, a deputada Neusa fez a primeira proposição cobrando a obra. A indicação Nº 17.031/2009 solicitou o asfaltamento do trecho de 28 km que interliga a BR 324 ao município de Retirolândia, passando pelo Distrito de Barreiros. 

Nos anos seguintes a parlamentar participou de várias audiências na Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), indicando ainda o encascalhamento de todo o trecho que chegou a ser realizado. Em 2015, Neusa apresentou outra indicação Nº 20.928/2015, mais uma vez cobrando o asfaltamento da estrada. 

Lino Filho - Ascom Neusa Cadore

Publicado em Infraestrutura

O ato de lançamento da Campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, nesta quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa, foi marcado por falas contra os retrocessos nos direitos das mulheres e contra a PEC 181, projeto que criminalização o aborto em casos de estupro, risco de vida para a mulher e feto anencéfalo. Organizada pela Comissão dos Direitos da Mulher, a Bancada Feminina e a Assembleia de Carinho, a atividade contou com a presença de parlamentares, secretárias de estado, feministas, lideranças, ativistas dos direitos humanos e movimentos sociais.



Durante seu pronunciamento, a líder da bancada feminina, deputada Neusa Cadore solicitou ao presidente Ângelo Coronel para aprovar os projetos de lei em defesa das mulheres e ressaltou a importância de trabalhar em rede para combater a violência. “O combate à violência é um desafio contemporâneo que faz a gente se indignar e uma forma concreta para a gente contribuir com a campanha é aprovar os projetos contribuir nesse enfrentamento”.



O chefe do legislativo parabenizou a luta das mulheres e ressaltou que é importante lutar para impedir o avanço da PEC 181. “Não podemos admitir que a mulher seja obrigada a ter filho fruto de estupro, se ela não quiser. Essa Casa também vai se rebelar contra isso e pode contar com a gente para fortalecer a luta das mulheres baianas”, ressaltou.



Acompanhada de Eliene das Neves, vítima de violência do seu ex-companheiro no município de Camaçari, a deputada Luiza Maia se emocionou e lamentou que seu projeto de lei para divulgação da imagem de agressores de mulheres tenha sido derrotado na Assembleia.
“A gente tem o dever, ao menos em homenagem às mulheres que foram vítimas de violência, de levantarmos essa bandeira, por outro lado temos certeza de que sociedade está muito mais engajada nessa luta”, destacou a chefe do Ministério Público da Bahia, Ediene Lustosa.

Também participaram do evento a secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, a titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, dentre outras autoridades e representações.

Campanha

Os 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher é uma mobilização internacional que acontece anualmente nos meses de novembro e dezembro. A próxima agenda será na próxima sexta-feira, 24, uma Audiência Pública no Território da Bacia do Jacuípe, a partir das 09h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riachão do Jacuípe.


Lourivânia Soares - Ascom Neusa Cadore

Publicado em Notícias

A Campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher será lançada  nesta quarta-feira (22), às 9h, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O evento é organizado pela Comissão dos Direitos da Mulher, Bancada Feminina e Assembleia de Carinho, e ocorre durante um café da manhã que terá a participação do presidente da ALBA, deputado Angelo Coronel (PSD), secretárias de Estado, representantes do Judiciário, dos movimentos de mulheres e da Ronda Maria da Penha. 

Publicado em Notícias

Durante inauguração da Policlínica Regional do Extremo Sul, nesta sexta-feira (17), em Teixeira de Freitas, o governador Rui Costa anunciou que foi firmada uma parceria com o Hospital de Barretos (São Paulo) para instalação de equipamentos de rastreamento de câncer de mama e de útero. “Além do mamógrafo que temos aqui na policlínica, vamos instalar um novo que faz biópsia e deixar uma carreta dedicada a atender aos outros 12 municípios do consórcio da região, com exames de rastreamento”, revelou o governador.

Publicado em Notícias
Pagina 1 de 3

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e receba informações.

Vídeo em Destaque

Banner

Banner

Banner

 

Banner

Calendário de Notícias

« Novembro 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      

Nossos Contatos

Gabinete da Deputada Estadual Neusa Cadore Assembléia Legislativa da Bahia
Ed. Nelson David Ribeiro Gab. 305, 1º Av. 130 CAB
CEP: 417545-000 - 
Salvador/BA

Fone: 71 3115.7148
Fax: 71 3115.5486
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.